Osasco realiza Fórum sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de menores

CMDCA Osasco, Secretaria Executiva da Infância e Juventude

Texto: Juliana Oliveira
Imagens: Caio Henrique

A Prefeitura de Osasco, por meio da a Secretaria Executiva da Infância e Juventude e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Osasco (CMDCA), realizou na manhã de quinta-feira, o Fórum do 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A atividade que aconteceu no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco (Cefor), localizado na Avenida Marechal Rondon, 263 – Centro, foi aberto ao público em geral. O objetivo é mobilizar a sociedade visando a defesa e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Durante o encontro, a secretária Executiva da Infância e Juventude, Vitória Silvestre, falou sobre a necessidade de proteger crianças e adolescentes de toda e qualquer ameaça de violação aos seus direitos. “Conscientizar os responsáveis e fortalecer a rede de proteção é essencial para garantir a segurança das crianças e adolescentes. A construção e alinhamento do Fluxo da Rede de Proteção é nossa prioridade assim como garantir uma infância e adolescência em paz e segura”.

Para Pedro Paulo, presidente do CMDCA e secretário adjunto de Comunicação, o sucesso do Fórum 18 de maio em Osasco fará diferença para crianças e adolescentes do município. “Todo esforço tem sua recompensa e persistir é o primeiro passo para conquistas”.

O evento contou com apresentação lúdica de Kung Fu de crianças e adolescentes, entre cinco e 14 anos, do Instituto Kuàilé; apresentação musical da ADRA Paulistana; palestra da educadora, Eda Luiz, fundadora do CIEJA Campo Limpo, escola reconhecida pelo MEC e UNESCO como programa de educação para o século XXI. Atualmente ela atua no Projeto Viela e Unikebradas auxiliando no combate à violência, preconceito, racismo e exclusão dos jovens periféricos e a palestra do Núcleo Acolher, “Mitos e Verdades sobre Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes”, ministrada por Adriano Rodrigues Alves Silveira, enfermeiro, Mônica Aurélia Bonfim dos Santos, médica e Michelle Rodrigues Fonseca Guimarães, assistente social.

Participaram do Fórum os secretários José Carlos Vido (Assistência Social), Eder Máximo (Planejamento e Gestão), Salomão Júnior (Executiva da Pessoa com Deficiência) e Débora Lapas (Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade).