Osasco promove ações de saúde nas UBSs durante Novembro Azul

  Saúde

Texto: Juliana Oliveira
Fotos: Marcelo Deck

No mês mundial de combate ao câncer de próstata, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco realiza de 9 a 26/11, o “Novembro Azul – A Força do homem está na coragem de se cuidar”, que reúne uma série de ações para alertar homens maiores de 45 anos, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Além de palestras, atualização de caderneta de vacinação de adulto, acolhimentos de enfermagem, médico e odontológico, as Unidades Básicas de Saúde também realizarão exames de PSA (antígeno prostático específico).

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Para participar das ações, os homens residentes de Osasco devem comparecer nas UBSs onde são cadastrados munidos de RG, CNH e cartão do SUS.

Importante destacar que, para a coleta do exame do PSA, é necessário um preparo prévio com abstinência sexual, não realizar exercício físicos em bicicleta ou praticar equitação 48 horas antes; não fazer uso de supositório ou sondagem uretral e não realizar toque retal 4 dias antes; não realizar ultrassonografia transretal 7 dias antes; não realizar biópsia de próstata 30 dias antes; não realizar colonoscopia e retossigmoidoscopia nos 15 dias antes.

Últimas postagens
Pular para o conteúdo