Osasco participa do III Encontro Nacional de Bancos de Alimentos em Brasília-DF

Secretaria Executiva de Segurança Alimentar Nutricional

Texto: João Pucciariello Perez
Imagens: Banco de Alimentos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) promoveu, nos últimos dias 6, 7 e 8 de novembro, o III Encontro Nacional de Bancos de Alimentos. Osasco marcou presença com o Banco de Alimentos, que compõe o Comitê Gestor da Rede de Bancos de Alimentos, representando mais de 180 bancos de alimentos do país.

Estiveram reunidos no Teatro Sesc Garagem, em Brasília, presidentes, diretores e coordenadores de bancos de alimentos, além de presidentes de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas) municipais e estaduais, prefeitos municipais, secretários municipais, gestores de equipamentos de segurança alimentar e servidores do MDS.

A intenção do encontro foi promover a discussão sobre o panorama atual da segurança alimentar e das ações dos Bancos de Alimentos e os desafios na reestruturação da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA).

O evento teve ainda como objetivos o fortalecimento da qualificação dos bancos de alimentos, o estímulo a ações para redução do desperdício de alimentos e doações no país e o fomento a ações educativas voltadas à promoção da alimentação adequada e saudável, além do incentivo a políticas e ações públicas que tenham interface com os bancos de alimentos, como restaurantes populares, cozinhas solidárias, CREAS/CRAS, agricultura urbana e periurbana e agricultura familiar.

No encontro também foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o MDS e a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), com o objetivo de fornecer suporte técnico para orientar processos de implantação e modernização de bancos de alimentos nas Centrais de Abastecimento (Ceasa) brasileiras, auxiliando os programas sociais de combate à fome a serem executados em âmbito nacional.

Em levantamento realizado em 2019, foram identificados 217 Bancos de Alimentos em atividade no Brasil. Desses, 57,2% são bancos não públicos (Sesc, Organizações da Sociedade Civil/ONGs e Ceasas).

Os outros 42,8% são bancos públicos municipais, tal como Osasco, que possui sua gestão municipal em parceria com empresas apoiadoras.

Os Bancos públicos municipais estão distribuídos nas cinco regiões do Brasil, com destaque para o Sudeste (96), o Sul (51) e o Nordeste (42).

O Banco de Alimentos de Osasco é considerado um dos equipamentos referência no país em segurança alimentar e receberá uma reforma e modernização nas suas instalações na Avenida General Pedro Pinho, 1340, Pestana, através de uma parceria e convênio firmado entre a Prefeitura de Osasco, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome/MDS e a Caixa Econômica Federal.

Osasco esteve representada no encontro pelo secretário executivo de Segurança Alimentar Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social, João Pucciariello Perez, que também participou da organização e da mediação dos painéis no evento.

Em 2022 o Banco de Alimentos de Osasco distribuiu mais de 130 mil kits de alimentos e cestas de alimentos, arrecadando mais de 1.400 toneladas de alimentos (recorde histórico de captação e distribuição) com apoio de empresas privadas e públicas do setor de alimentos sediadas em Osasco e na Região Metropolitana (Grupo Carrefour, Dois Cunhados, iFood, Uvale, Nutriens, GPA, Moinho Anaconda, Atacadão, Begreen, Sams Club, Ceagesp, Milano, Facily, entre outros), além de doação pessoa física, campanhas de arrecadação e participação no Programa de Aquisição de Alimentos/PAA, via CONAB/Doação simultânea, que permite a distribuição de alimentos saudáveis da agricultura familiar para famílias em situação de vulnerabilidade social em Osasco.

Em 2021, o Banco de Alimentos recebeu menção honrosa do Governo do Estado de São Paulo no prêmio “Josué de Castro” por suas ações no combate à fome e desnutrição no período da pandemia da COVID-19.