Osasco inicia campanha de castrações de cães e gatos

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Texto: Lucas Pedrosa
Imagens: Arquivo Secom

A Prefeitura de Osasco, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, iniciou na segunda-feira, 17/5, a primeira etapa da campanha de castrações de cães e gatos, que segue até sexta-feira, 21/5, no Ginásio Esportivo Henrique Alves de Moraes, no Jardim Baronesa, das 8h às 16h.

Todo o procedimento é realizado no Castramóvel, um ônibus que funciona como um centro cirúrgico. Além da castração, os animais saem do local com um microchip, o que ajuda a resgatá-los em caso de perda, furto ou roubo.

O munícipe interessado em castrar seu pet, deverá fazer o agendamento na Central 156 ou 3651-7080, como fez Ana Cibele, moradora do Helena Maria, que levou seu gato para passar pela cirurgia. “Da outra vez que teve, eu trouxe meu cachorro e agora estou trazendo o meu gato. O agendamento foi fácil, rápido e está dando tudo certo”, disse.

O serviço é oferecido gratuitamente e, além do agendamento, o proprietário do animal deverá apresentar RG e comprovante de endereço de Osasco no local da castração, no dia e horário agendado.

“São dois serviços importantes: a castração e a microchipagem, que garantem a saúde e a segurança dos animais”, disse o prefeito Rogério Lins, que visitou o Castramóvel no primeiro dia da ação.

Vale salientar que outras etapas do Castramóvel serão realizadas pela Prefeitura em breve. Os locais, datas e horários serão divulgadas pela administração municipal.