Osasco inaugura novos espaços para potencializar formação de professores

Texto: Kelly Cerqueira
Imagem: Ivan Cruz

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco inaugurou terça-feira, 24/4, dois novos Espaços Coletivos de Aprendizagem Docente (ECAD) no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Professora Águeda Thereza Bonotti Pires.

O local será utilizado para formação de professores do projeto Escola de Educadores e visa o desenvolvimento de novas metodologias e abordagens na educação infantil e no ensino fundamental.

Segundo o prefeito Rogério Lins, os novos espaços representam um grande avanço na educação de Osasco, pois permitem aos educadores se atualizarem e desenvolverem novas abordagens pedagógicas. “Isso certamente refletirá em uma educação mais qualificada e eficiente para nossos alunos”.

O ambiente da educação infantil foi projetado com base na metodologia montessoriana e abordagens pikleriana e reggiana, oportunizando um espaço para aprimorar a prática pedagógica e inspirar os professores para a criação de ambientes diferenciados nas escolas.

Os professores participarão de uma jornada de estudo coletivo e reflexivo em um ambiente confortável e estimulante para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Já o espaço destinado aos encontros dos professores de ensino fundamental tem como proposta ser um laboratório de experiências baseado na concepção de aprendizagem baseada em projetos, metodologias ativas e planejamento reverso, com o intuito de ampliar o repertório de práticas que permitam uma aprendizagem mais significativa e contextualizada com o cotidiano dos alunos.

Assim, os estudantes serão incentivados a se tornarem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, a desenvolverem habilidades socioemocionais, acadêmicas e tecnológicas.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, destacou que “as oportunidades de aprendizado e troca de experiências possibilitarão uma formação mais completa e atualizada para nossos professores. Estamos comprometidos em investir em tecnologia e inovação na educação, e esses espaços são um grande passo nessa direção”.

Todos os Espaços Coletivos de Aprendizagem Docente foram modelados com base em práticas reconhecidas internacionalmente, colocando a educação municipal como referência em práticas de excelência na educação.