Osasco imuniza mais de 800 pessoas com comorbidades em drive-thru

Osasco, Saúde

Texto: Francine Maia
Foto: Marcelo Deck

O estacionamento da Prefeitura de Osasco recebeu no sábado (8/5), mais uma edição do Drive-Thru de vacinação contra covid-19, desta vez direcionada para pessoas com comorbidades. A ação aconteceu das 8h às 16h e atendeu 878 pessoas com Síndrome de Down, de 18 a 59 anos, pacientes em hemodiálise, de 18 a 59 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades, a partir dos 18 anos, pessoas com deficiência permanente (BPC), de 55 a 59 anos e pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos.

Para agendar a imunização no Drive-Thru é necessário ligar na Central 156 e nesta nova etapa da vacinação, os agendamentos foram acompanhados pela Secretaria de Saúde. O enfermeiro Danilo Santos esteve pessoalmente durante todo o sábado orientando os atendentes quando surgiam dúvidas sobre as exigências para a vacinação de pessoas com comorbidades.

“A principal dúvida nas ligações é sobre a documentação exigida. Conforme surge algum questionamento sobre os critérios para o agendamento, os atendentes me chamam e eu passo a orientação na hora”, explicou o enfermeiro Danilo Santos.

O Drive-Thru de sábado ainda contou com outra particularidade: assim que os pacientes chegavam no estacionamento da prefeitura, os profissionais da saúde analisavam a documentação e os orientavam quanto aos critérios. “O paciente tem que trazer um comprovante da comorbidade, como uma receita médica, um laudo, um exame ou uma indicação do médico, então a triagem está sendo feita por enfermeiros e técnicos de enfermagem antes mesmo de incluirmos os dados no cadastro do VaciVida [sistema oficial de imunização do Estado de São Paulo]”, afirmou a enfermeira Carmen Almeida.

A partir de segunda-feira, 10/5, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Atenção ao Idoso (CAIs), das 10h às 15h30, para Síndrome de Down e pacientes em hemodiálise. As demais comorbidades terão início ao longo da semana (veja na tabela abaixo).

É preciso apresentar: comprovante de endereço de Osasco no próprio nome ou dos responsáveis legais; caso seja paciente não acompanhado na rede municipal de Osasco, deve apresentar receita médica, laudo, exames ou prescrição médica; caso seja paciente acompanhado em UBS de Osasco, com registro da condição em Prontuário Eletrônico, não há necessidade da receita, laudo ou exame. As gestantes deverão apresentar carteira de acompanhamento de pré-natal ou laudo médico, caso não sejam acompanhadas nas UBSs de Osasco e a puérpera deve apresentar Declaração de Nascido Vivo retroativo de até 45 dias.

Já no dia 11/5, metroviários, de 18 a 59 anos, também começam a ser imunizados. Além de comprovante de endereço de Osasco no próprio nome, será necessária comprovação de vínculo empregatício, por meio de registro em carteira de trabalho ou contracheque (dois meses atrás ou menos).

Caso os documentos exigidos não sejam apresentados, a pessoa não poderá ser imunizada.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO (OUTROS GRUPOS)

Segunda a sexta, das 10h às 15h30 nas UBSs e Centros de Atenção ao Idoso

INÍCIO            GRUPO

10/5                Síndrome de Down (18 a 59 anos)

Pacientes em hemodiálise (18 a 59 anos)

11/5                Pessoas com Deficiência Permanente (BPC) (55 a 59 anos)

12/5                Pessoas com Comorbidades (55 a 59 anos)

EXIGÊNCIAS

. Comprovante de endereço de Osasco no próprio nome ou dos responsáveis legais;

. Se paciente não acompanhado por UBS de Osasco, apresentar receita médica, laudo, exames ou prescrição médica;

. Se paciente acompanhado por UBS de Osasco, com registro da condição em Prontuário Eletrônico, não precisa laudo, receita ou exame.

INÍCIO            GRUPO

11/5                Gestantes e Puéperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades (a partir de 18 anos)

. Comprovante de endereço de Osasco no próprio nome

. Gestantes: carteira de acompanhamento do pré-natal ou laudo médico, caso não seja acompanhada na UBS.

. Puérpera: Declaração de Nascido Vivo retroativo de até 45 dias.

. Precisa comprovar comorbidade através de registro no Prontuário Eletrônico ou apresentação de receita, laudo, prescrição ou exame.

11/5                Metroviários

. Comprovante de endereço de Osasco no próprio nome

. Comprovação de vínculo empregatício (Carteira de Trabalho ou holerite de menos de dois meses)

COMORBIDADES

• Doenças Cardiovasculares
  • Insuficiência cardíaca (IC)
  • Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndromes coronarianas
  • Valvopatias
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênitas no adulto
  • Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
  • Diabetes mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão arterial resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial – estágio 3
  • Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
  • Doença Cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
  • Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
  • Obesidade mórbida
  • Cirrose hepática