Moradores apresentam demandas em encontro do mutirão no Ayrosa

Cidadão

Texto: Marco Borba
Imagens: Fernanda Cazarini

A Prefeitura de Osasco retomou segunda-feira, 29/05, as reuniões do mutirão Amor por Osasco nas quais o prefeito Rogério Lins e secretários municipais recebem opiniões e sugestões dos munícipes sobre os serviços e melhorias que precisam ser feitos nos bairros.

O encontro aconteceu na Emef Tobias Barreto de Menezes, na Vila Ayrosa, que juntamente com Vila dos Remédios, Jardim Marieta e Vila São José, na zona Norte, receberão ações de zeladoria como podas de árvores, remoção de entulho e veículos abandonados, limpeza de bocas de lobo, roçagem, tapa-buraco e pintura de faixas e guias em vias públicas até o dia 3/6.

Além do prefeito e secretários, o deputado estadual Gerson Pessoa também participou da reunião com os moradores desses bairros, que apresentaram demandas nas áreas de Saúde, Educação, Obras, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana.

Rogério Lins agradeceu a presença dos munícipes e, a exemplo de edições anteriores, pediu que colaborem com a limpeza da cidade. “Um governo democrático tem de ouvir o que as pessoas têm a dizer. É nessa troca de ideias que vocês nos ajudam a discutir o que é melhor para a cidade. No entanto, é necessário que todos colaborem não jogando lixo e entulho em vias públicas. Infelizmente, nem todos colaboram. Não queríamos tomar medidas drásticas, mas como esses episódios continuam ocorrendo, agora estamos multando quem despeja entulho em vias públicas”, disse.

A Prefeitura dispõe do serviço 156, telefone para o qual as pessoas podem ligar e agendar a retirada de entulho (sobras de material de construção e poda de árvore), colchões, e material que serve para reciclagem, como garrafas plásticas, vidro e papelão. É preciso manter esses objetos dentro do próprio quintal e só retirar no dia em que a equipe de zeladoria da prefeitura for recolhê-los. Tais utensílios também podem ser levados para um dos sete ecopontos ou miniecopontos da cidade (confira os endereços na aba ecopontos no site da prefeitura: www.osasco.sp.gov.br.

Durante a reunião, o prefeito listou algumas das benfeitorias que serão ou já foram feitas naquela localidade, como reforma da UBS e pronto-socorro do Ayrosa, recapeamento de ruas, e o início da construção de uma base da Polícia Militar no Poliesportivo do bairro, que integrará a 4º Companhia do 14º Batalhão. “Não são só ações pontuais. Estamos construindo também o Hospital da Criança e da Mulher. Iniciamos também no último sábado (27/05) a entrega dos notebooks para os alunos do 3º, 4º e 5º anos com conteúdo pedagógico e educacional. Isso nos dá muita alegria, porque entendemos que a educação é uma ferramenta que vai mudar a vida das pessoas e que a escola pública tem de ser tão boa quanto a particular”, pontuou.

Lins aproveitou a presença de Gerson Pessoa e pediu a ajuda dele, entre outros assuntos, para que atue junto a órgãos estaduais com o intuito de trazer para Osasco um Ambulatório Médico de Especialidades (AME).