Jardim Conceição recebe Centro de Inclusão Digital

Emprego, Trabalho e Renda

Texto: Marco Borba
Imagens: Caio Henrique

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco entregou quinta-feira, 9/11, no Jardim Conceição, uma nova unidade do Centro de Inclusão Digital (CID), a 11ª no município, que funcionará na sede da Associação Camila (Avenida Clóvis Assaf, 455). A organização social atende crianças, adolescentes, jovens e idosos com atuação na defesa de direitos sociais.

O prefeito Rogério Lins, o secretário de Emprego Trabalho e Renda, Gelso de Lima, a presidente da entidade, Gilma Rossafa, mãe de Camilia Rossafa, que dá nome à entidade, e educadores participaram da cerimônia.

“É motivo de alegria estar aqui e rever amigos. Agradeço e parabenizo a Gilma pelo trabalho social. A gente está dando às instituições condições para que as pessoas possam dar novos passos em suas vidas. Nosso trabalho é estender as oportunidades para os bairros para que os jovens tenham condições de se prepararem para a vida, se qualificarem para o ingresso no mercado de trabalho”, disse Lins.

“Nós reformulamos o sistema (de criação dos CIDs), para que, em parceria com organizações sociais, levemos aos jovens, adultos e idosos a oportunidade da inclusão digital e também aos nossos cursos de EAD (Cursos de Educação à Distância). No momento temos na secretaria mais de 80 cursos EAD”, explicou Gelso de Lima. Todos os CIDs da cidade são comandados e supervisionados pela Setre.

A Associação Camila atende 419 moradores do Jardim Conceição com diversos programas inclusivos, entre os quais o “Clube Convier”, para crianças, com atividades musicais, recreativas, esportivas, informática, teatro, grafite e socioeducacionais. As crianças e suas famílias também contam com atendimento psicológico e de assistentes sociais.

Já os idosos são atendidos pelo programa “Alegria de Viver”, com atividades físicas adaptadas para a terceira idade, aulas de artesanato e violão e, agora, também passaram a ter aulas de informática com a chegada do CID à sede da entidade.

Os jovens que por sua vez já estão prestes a ingressar no mercado de trabalho estão inseridos no programa “Hora do Trampo” e, durante seis meses, por meio de parceria com o Senac, recebem formação em logística, atendimento ao cliente, postura e elaboração de currículo, entre outros.

“Com a vinda do CID, nós recebemos dez computadores. Nós compramos sete e novo mobiliário. Estamos muito felizes, porque com a vinda do CID as pessoas poderão se beneficiar dos cursos profissionais oferecidos pela secretaria (de Emprego, Trabalho e Renda) e participarem dos processos de encaminhamento para o mercado de trabalho”, comemorou Gilma Rossafa.