Idosos recebem primeira dose da vacina contra a covid em Osasco

Cidadão, Osasco, Saúde

Texto: Lucas Pedrosa

Imagens: Leandro Palmeira

Conforme o Plano Nacional de Imunização, a Prefeitura de Osasco iniciou na segunda-feira, 8/2, a vacinação dos idosos com idade igual ou superior aos 90 anos. O objetivo é que o município imunize, nos próximos dias, as 2.484 pessoas que fazem parte deste primeiro grupo.

Com 103 anos de idade, dona Maria Fermina dos Santos, que tem 4 filhos, 15 netos, 35 bisnetos e 7 tataranetos, foi uma das primeiras idosas a receberem a dose da vacina contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde da Vila Yara. Ela chegou acompanhada de um dos bisnetos, que contou o que sentiu ao ver a bisavó ser vacinada.

“Pra gente é uma tranquilidade. Agora a gente fica mais em paz, porque ficamos um bom período sem poder sequer entrar no cômodo em que ela estava. Só dela receber a primeira dose, a família já fica muito feliz e mais aliviada”, disse Mateus Barros.

Com lágrimas nos olhos de emoção, Neia Assis dos Santos levou os pais, dona Dalva Assis, de 90 anos, e o senhor Nivaldo Assis, de 96 anos, para receberem a primeira dose do imunizante. A filha dos idosos que têm 70 anos de casados aguardava com expectativa esse dia: “não via a hora disso acontecer. Espero que a gente possa sair dessa logo. Nossa preocupação maior era com eles. Os dois sendo vacinados, ficaremos mais aliviados”, explicou.

Ao longo dessa semana, as 34 UBSs e os CAIs (Centro de Atenção ao Idoso) do Km 18 e de Presidente Altino aplicarão a primeira dose da vacina nos idosos que integram o grupo. Para receber a vacina, basta comparecer a uma das unidades, das 10h às 16h, com comprovante de endereço e documento com foto.

No caso de pessoas acamadas acima dos 90 anos, um familiar do idoso deverá ir a UBS de seu bairro para solicitar a vacinação em casa. Nesse caso também é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência da pessoa que receberá a dose.

No dia 15/2 começam a ser vacinados idosos a partir dos 85 anos. Para conferir os endereços das UBSs acesse o portal da Prefeitura: http://saude.osasco.sp.gov.br/vacinacao-horario/, lembrando que a vacinação contra covid acontece de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Confira aqui no vídeo como foi um pouco desse momento tão importante e emocionante para os idosos vacinados e seus familiares.