Prefeito: Hirant Sanazar

Nascido em Osasco (quando este ainda era um distrito do município de São Paulo), de ascendência armênia, Hirant Sanazar trabalhou como professor de Geografia, História, Português e Química, além de advogado. Iniciou a sua carreira pública em 1955, quando foi eleito pelo então distrito de Osasco para exercer o cargo de vereador na Câmara Municipal de São Paulo.

Lutou ativamente pela autonomia política e administrativa de Osasco, e, em 1962, quando se concretizou a emancipação do município, elegeu-se prefeito. A vitória pela prefeitura ocorreu nas eleições de 4 de Fevereiro de 1962, quando obteve 9.823 dos 23.283 votos válidos. Em 7 de fevereiro de 1962 foi realizada a cerimônia de sua diplomação, junto com os vereadores eleitos, e no dia 19 de fevereiro de 1962 (considerada oficialmente a data da emancipação do município), tomou posse como primeiro prefeito de Osasco, junto ao primeiro vice-prefeito e aos 23 primeiros vereadores, iniciando uma nova etapa da história política da cidade.

A Câmara de Osasco, em sua 1ª Legislatura, juntou-se ao Poder Executivo e passou a criar condições para consolidar a autonomia do recém-criado município de Osasco. Assim, foi aprovado o orçamento e criado um quadro de funcionários públicos, tanto para o Legislativo quanto para o Executivo, para possibilitar o funcionamento dos órgãos da Administração.

Hirant Sanazar exerceu um turbulento mandato entre 1962 e 1965. Em 27 de junho de 1964, teve seu mandato injustamente interrompido em virtude de um Inquérito Policial Militar. Retornou em 1965, mas logo teve que deixar o cargo por uma Intervenção estadual, assumindo o vice, Marino Pedro Nicoletti, até o final do mandato. Mesmo assim, Hirant Sanazar montou o Executivo desde a sua estrutura física à organização Administrativa. Dentre os seus primeiros atos, destaca-se o asfaltamento das ruas da região central, desde a Avenida Marechal Rondon à Rua Antônio Agú. Além disso, foi feita toda a iluminação das ruas centrais até Presidente Altino. Na área do transporte coletivo, Hirant criou as chamadas lotações. Também implantou o sistema de ambulâncias e a biblioteca municipal.

Em prol dos adolescentes de Osasco, outro de seus primeiros atos como prefeito foi criar a Juventude Cívica de Osasco (JUCO), em 26 de abril de 1962. Pela JUCO já passaram milhares de jovens que se tornaram cidadãos e trabalhadores respeitados e, ainda hoje, se formam mais e mais novos JUCOs por ano. Nesses 61 anos foram mais de 40 mil jovens formados pela JUCO.

Foi também um dos fundadores da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 56ª Subseção de Osasco e da Associação dos Advogados de Osasco. Notabilizou-se no júri e atuando na tribuna da defesa, foi orador vibrante. Advogou durante quatro décadas.

É autor dos livros: “Das cinzas à vitória”, que conta a história da imigração armênia no Brasil, e “Osasco – Sua história, sua gente”, um apanhado de fatos históricos da cidade que dá nome ao título da publicação.

Marino Pedro Nicoletti

1965 e;

19 de Fevereiro de 1962 a 27 de Junho de 1964

Pular para o conteúdo