Escolas da Rede Municipal de Ensino celebram o Dia dos Povos Indígenas

Texto: Kelly Cerqueira
Imagem: Laura Matias

As escolas da rede municipal de ensino estão promovendo uma série de ações pedagógicas, culturais e artísticas junto aos alunos para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19/4. A realização das atividades, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular, trouxe a temática dos nativos favorecendo o reconhecimento da diversidade e das diferenças dos grupos sociais, com base em princípios éticos – tema que foi abrangido pelos docentes, especialmente na educação infantil.

Entre as unidades escolares, a CEMEI Prof.ª Vilma Foltran Portella, localizada no bairro do Jardim Rochdale, promoveu o projeto ‘Semana dos Povos Originários’, visando a valorização da pluralidade cultural que existe no Brasil, e também do patrimônio sociocultural, além de conhecimento dos hábitos e costumes dos povos originários brasileiros.

Durante as atividades, as turmas da creche e da pré-escola participaram das ações que incluíram uma mesa coletiva provida de alimentos oriundos da culinária indígena. Os alunos ainda interagiram na roda de conversa, realizada pela docente Elionai do Santos N. de Souza, índia dos povos Pankararu, da cidade de Pernambuco e professora na escola Vilma Foltran Portella,

O projeto realizado pela comunidade escolar, possibilitou que os estudantes tivessem contato com raízes e plantas naturais, estimulando a curiosidade dos alunos, bem como o acesso ao jardim da escola, onde tiveram acesso a sementes e mudas, além de participarem de apresentações musicais, danças e jogos com elementos naturais. “O dia dos povos indígenas é importantíssimo para refletirmos e pautarmos a identificação de valores da cultura indígena e a preservação das manifestações culturais”, destacou a professora Elionai.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, ressaltou que a educação indígena é fundamental dentro da nossa sociedade, pois valoriza o convívio cultural, a organização social e familiar, sempre enriquecendo o currículo escolar. “Dessa forma, os profissionais da educação têm realizado trabalhos de alta qualidade, trabalhando hábitos, costumes e tradições, oportunizando o diálogo, reflexão e aprendizado de toda comunidade escolar”, conclui.