“Entre Mãos Criativas”, de Osasco, é finalista do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025  

  Cultura

Texto: Olga Liotta
Imagens: Vitor Toyonaga

Osasco está entre os finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes 2025, concorrendo na categoria Audiovisual com o documentário “Entre Mãos Criativas – história e vida da artesã Ellis Regina Nunes Pereira”. A lista de indicados foi divulgada na quinta-feira, 5 de junho, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 24 de junho, às 19h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Além da celebração dos finalistas, a noite contará com uma homenagem especial aos 60 anos da Jovem Guarda.

O documentário “Entre Mãos Criativas” foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo e aprovado no chamamento público nº 006/2023, destinado ao incentivo de ações culturais no setor audiovisual, conforme publicado na Imprensa Oficial, nº 2561, de 2023. A iniciativa está em conformidade com a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, além do Decreto Federal nº 11.525, de 11 de maio de 2023, e do Decreto Federal nº 11.453, de 23 de março de 2023.

O Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes 2025 contempla 13 categorias: Arte para Crianças, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Incentivo à Leitura, Iniciativas Culturais – Setor Público, Iniciativas Culturais – Terceiro Setor, Museus e Centros Culturais, Música, Teatro, Valorização do Patrimônio Cultural e Instituição Cultural.

A premiação é organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e destaca projetos e profissionais pelo impacto e inovação no setor cultural. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, os vencedores receberão um troféu e uma premiação de R$ 35,5 mil, exceto na categoria “Instituição Cultural”, que não conta com prêmio em dinheiro.

Sobre o documentário

Entre as Mãos Criativas é um documentário sensível e inspirador que mergulha na vida de quem transforma a matéria com afeto e coragem. Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, essa obra une artesanato, empreendedorismo e saúde mental, mostrando como a arte manual também é expressão de resistência, sustento e autocuidado.

O filme é um tributo às histórias por trás das mãos que criam. A história começa explorando as raízes da vida da artesã Ellis Regina Nunes Pereira, destacando sua paixão desde a tenra idade e como ele descobriu sua vocação única.

Para ver a produção, basta acessar o Youtube – Canal Castelo Cultural: Clique aqui

 

Ficha técnica

Proponente e artesã: Ellis Regina Nunes Pereira

Coordenação e produção cultural: Ângela Nunes Pereira

Direção de cenário: Luiz Alberto Rodrigues Pereira

Filmaker: Vitor Toyonaga Gonzalez

Edição de vídeo: Hend William

Produção artística: Eloisa Souza Leonardo dos Santos

Direção artística: Bruna Caroline Funari de Souza

Intérprete de Libras: Roberta Corrêa

Produção: Castelo Cultural

Últimas postagens

Barra de Acessibilidade