Empossado Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência

Texto: Olga Liotta
Fotos: Fernanda Cazarini

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, empossou os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do município (COMPED) para o biênio 2022-2023. A cerimônia foi realizada na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, anexa ao Paço Municipal, na quarta-feira, dia 14/9.

Lins agradeceu o apoio da Câmara Municipal e de toda a equipe da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD), comandada pelo secretário Salomão Júnior.

“Temos a obrigação de deixarmos o mundo melhor para nossos filhos e netos, e não é utopia. Esse sonho é alcançável, e todos os dias o nosso governo trabalha para dar mais um passo em políticas públicas para que Osasco avance não só economicamente, mas também na inclusão social”, comentou.

Salomão Júnior reforçou a importância da criação do Conselho para a promoção de políticas de inclusão. “A posse do COMPED é um divisor de águas na construção das políticas públicas do município. Em relação às pautas da pessoa com deficiência, que é um segmento da população invisibilizado, o Conselho, junto com a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, vai ajudar na implantação e avanços de novas políticas de inclusão. A pessoa com deficiência precisa ser olhada de modo globalizado, pois ela envolve todo o governo, todas as religiões, é uma pauta da sociedade. Portanto, a posse do Conselho é o marco para a gente renovar essa caminhada que é de grande valia para as famílias, para a vida política e institucional de Osasco”.

A assistente social, conselheira e representante da sociedade civil, Elaine de Matos, mãe da Jaqueline C. M. Ferreira, 25, pessoa com deficiência intelectual, comemorou a formação do novo conselho. “Estou nessa luta há mais de 20 anos, já acompanhei conselhos anteriores, e esse representa uma renovação na política pública de Osasco, pois nunca tivemos tanta representatividade como agora”, avalia.

“Agradeço ao prefeito Rogério Lins e a primeira-dama, Aline Lins, pela iniciativa de formar o Conselho que fará muita diferença em nossas vidas”, comentou Marilaine Muraro, moradora do Jardim Aliança, mãe de Henrique Gabriel Muraro, 10 anos, cadeirante.

No próximo dia 21/09, às 10h, será inaugurada a Central de Serviços da Pessoa com Deficiência, na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, na Avenida Analice Sakatauskas, 204, Bela Vista.

Fazem parte do Conselho da Pessoa com Deficiência (COMPED):

Representantes do Poder Executivo Municipal

Sônia Maria Montesino da Silva – titular

Renato Cristian Silva Cândido – suplente

Gileno Oliveira Santos – suplente

Representantes de pais, responsáveis ou usuários de serviços públicos municipais voltados a pessoas com deficiência

Elaine de Matos – titular

Talita Clemente da Silva – titular

Marli Garcia Vaz – suplente

Estela Maris Piva – suplente

Representantes de associações ou movimentos sociais de pessoa com deficiência e mobilidade reduzida

Raquel Terezinha Dias – titular