Dia de Beleza encerra I Semana do Lixo Zero

Fundo Social de Solidariedade, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Serviços e Obras

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

Encerrando a programação da I Semana do Lixo Zero, a Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Serviços e Obras (SSO), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e do Fundo Social de Solidariedade, promoveu um Dia de Beleza para as catadoras e catadores de recicláveis das cooperativas Cooperareis, CooperMundi e Coopernatuz, promovendo um momento de embelezamento, com serviços de corte de cabelo, manicure, barbearia, massoterapia e designer de sobrancelhas, em parceria com o Instituto Mix de Profissões.

A atividade foi realizada no Auditório do Fundo Social de Solidariedade e contou ainda com o apoio de outros parceiros como Ultrafarma, Ikesaki, Osasco Plaza, EcoOsasco, Rede Orto, Instituto Inovar Sustentabilidade, entre outros.

O prefeito Rogério Lins, que estava acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, em nomes dos titulares das secretarias envolvidas, Waldyr Ribeiro (SSO), Fábio Grossi (SEMARH) e Aline Lins (FSS), e do secretário de Governo, Sérgio Di Nizo, agradeceu a realização desse dia especial. “É importante a gente retribuir todo o trabalho que vocês fazem pela cidade. Temos que estar atentos às questões ambientais, fazer o descarte correto do lixo e de recicláveis, e o trabalho que as cooperativas executam é de extrema importância para o município. Quero agradecer também nossos parceiros”, disse Lins.

O prefeito concluiu fazendo um pedido às mulheres, que procurem os serviços públicos de saúde para a realização dos exames de mama, visto que Outubro Rosa chega ao fim, mas a saúde precisa de atenção e a prevenção é o melhor caminho. “A nossa Secretaria de Saúde está disponível para o que for necessário. Procurem um médico, façam os exames, é preciso ter consciência que o exame preventivo contribuirá para vocês terem um futuro mais saudável. O Fundo Social disponibiliza aqui o programa de doação de cabelos às mulheres que passam pela fase difícil de câncer, então quem quiser contribuir, se for cortar os cabelos, pode trazer para cá, que fazemos a doação”, finalizou.

Meire Paixão, que trabalha na Cooperareis, ficou feliz por receber tanto carinho. “Fiz massagem, cuidei das unhas e passei uma tarde agradável com minhas amigas”, enfatizou.

Anízia Souza Gomes, que trabalha com a Meire, também comemorou. “A gente tem pouco tempo para nos cuidarmos e hoje foi ótimo, fiz unha, massagem, sobrancelhas”, ressaltou.

Neide de Oliveira Tavares, fundadora do Instituto Inovar Sustentabilidade, que estava acompanhada da líder em Sustentabilidade do Mulheres do Brasil – Núcleo Osasco, parabenizou a ação. “Foi tudo muito bonito e bem organizado. Deu para ver a satisfação de todos os beneficiados com essa iniciativa”, comentou.

O Instituto trabalha com o empoderamento feminino e consciência ambiental e, por meio de materiais recicláveis, ensina a fazer mais de 150 tipos de peças, como sacolas, necessaire, capas para notebook, divisórias de gaveta, entre outros, possibilitando a capacitação e geração de renda. (www.institutoinovarsustentavel.org.br)

Peterson de Mello, gerente do Instituto Mix de Profissões (www.institutomix.com.br), estava com 9 alunos e um professor. Ele explica que o instituto tem como formato o foco em ações sociais e atende, inclusive, o público feminino.

“Essas ações muitas vezes inspiram as pessoas a se tornarem alunos, receberem uma capacitação e realizar o sonho de ter uma renda e mais qualidade de vida. Estar aqui foi gratificante”, comentou.

A iniciativa que teve como foco a conscientização e mobilização da população sobre a importância da relação com os recursos naturais, além de promover uma reflexão sobre a aplicação do conceito Lixo Zero, iniciou no dia 25 contou com uma série de ações nos Ecopontos, revitalização, limpeza, plantio e grafite no Centro de Treinamento GEO durante três dias.

A Semana Lixo Zero foi instituída e incluída no calendário oficial de eventos do município, em agosto de 2021, como parte das políticas públicas sobre gestão de resíduos da atual administração, atendendo à legislação municipal e à Política Nacional de Resíduos Sólidos (LEI 12.305/2010). Nos próximos três anos, a Prefeitura prevê a entrega de mais 20 novos ecopontos na cidade. Atualmente Osasco conta com 4 ecopontos e 4 mini ecopontos. Conheça-os aqui (https://osasco.sp.gov.br/secretaria-de-meio-ambiente-e-recursos-hidricos/#1619116797272-7048eb0b-9138).

Também estiveram presentes os vereadores Josias da Juco e Délbio Teruel, os adjuntos Persival Santi (Obras), Laércio Mendonça (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), representantes das empresas parceiras, entre outros.