Central 156 chega a 3 milhões de atendimentos

Cidadão, Osasco

Texto: Marco Borba

Imagens: Divulgação

Desde que foi inaugurada, em julho de 2011, a Central 156 da Prefeitura de Osasco atingiu na quarta-feira, 24/2, a marca de 3 milhões de atendimentos. Entre os principais benefícios da central, criada para dinamizar as atividades da Administração Municipal, destacam-se a facilidade e comodidade para a população solicitar serviços e obter informações.

O serviço possibilitou a criação de uma base de dados integrada, com informações precisas sobre as ações e demandas de toda a Prefeitura. Também proporcionou aos gestores ferramentas, informações e indicadores para a tomada de decisões. Portanto, é um importante canal de comunicação entre o cidadão e a prefeitura.

Atualmente, a Central 156 realiza em média 10 mil atendimentos por semana. No segundo semestre de 2020, foi criado um aplicativo (o 156 Osasco) para smartphones, onde além de obter informações, o cidadão pode solicitar os principais serviços disponíveis na Central.

O aplicativo já responde por 20% de todas as demandas de serviços municipais e está disponível para download nas principais lojas de aplicativos para Android e Apple iOS.

Além do atendimento telefônico e do aplicativo para smartphones, a Central 156 também realiza atendimentos por chat (www.osasco.sp.gov.br), WhatsApp (3651-7080) e pelo e-mail 156@osasco.sp.gov.br.

Através do 156, o cidadão pode solicitar serviços municipais, obter informações úteis, enviar sugestões, fazer reclamações e agendamentos para atendimento em órgãos da prefeitura.

Recentemente, a Prefeitura iniciou a campanha de vacinação contra o coronavírus para idosos e parte da vacinação tem sido agendada através da Central 156, que também orienta a população sobre medidas de cuidado e prevenção. Já foram realizados mais de mil agendamentos de imunização na cidade através da Central 156.

O processo de atendimento é simples: Basta a pessoa entrar em contato com a Central 156 e, quando se tratar de obtenção de informações ou orientações, o atendimento é feito na hora. Se for solicitação de serviço, um protocolo de atendimento é registrado e enviado automaticamente para a secretaria ou órgão responsável pela execução do serviço.

Quando a solicitação do munícipe for respondida pelo órgão municipal responsável, a Central 156 entrará em contato com a pessoa para informá-la da resposta. Os prazos para atendimento das demandas variam de acordo com a complexidade do serviço solicitado. Mas esse prazo sempre é informado ao cidadão no momento em que ele registra a solicitação.

O munícipe pode acompanhar a execução de sua solicitação por qualquer um dos canais de atendimento: telefone, WhatsApp, chat, e-mail ou aplicativo.

Há casos em que determinada solicitação não diz respeito aos serviços atendidos pela Prefeitura. Ainda assim, a Central 156 informa onde a pessoa deve realizar sua solicitação, que pode ser nas empresas de serviços de água, esgoto e eletricidade, Defensoria Pública, Procon e Poupatempo, entre outros.

Entre os serviços mais solicitados destacam-se, por exemplo, manutenção da iluminação pública, poda de árvore, coleta de entulho, tapa-buraco (pavimento asfáltico), desentupimento de bueiros (boca de lobo), manutenção de praças e parques, remoção de carros abandonados, denúncia de obras irregulares e despejo irregular de lixo e entulho.

Entre as informações mais solicitadas estão: endereço e telefone de repartições públicas (escolas, postos de saúde, bibliotecas etc.), eventos realizados pela Prefeitura, programas sociais, telefones úteis (Guarda Civil, Bombeiros, SAMU etc.).

Através da Central 156 (funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos feriados), o cidadão também pode agendar os seguintes serviços: atualização de informações de programas sociais (Bolsa-Família etc.), entrada no Seguro Desemprego e agendamento para tirar a carteira de trabalho. Todos os processos da Central 156 são 100% informatizados e integrados às secretarias municipais.

Posts Recomendados