Campanha Melhor Visão na Infância realiza avaliação oftalmológica

  Secretaria da Saúde

Texto: Francine Maia
Imagens: Fernanda Cazarini

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no domingo (26/9), a primeira edição da Campanha Melhor Visão na Infância, que tem como objetivo reduzir a fila de espera em atendimentos oftalmológicos e preparar crianças e adolescentes de 6 a 15 anos que estão retornando para as aulas.

Para atender aos protocolos estabelecidos durante a pandemia da covid-19, a ação que aconteceu na Policlínica Dona Leonil Crê Bortolosso, na zona Norte, atendeu 250 pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de Osasco, agendados das 8 às 16 horas para manter o distanciamento social e evitar aglomeração.

Durante a avaliação de visão, o atendimento médico ficou por conta de quatro oftalmologistas que realizaram exames de acordo com a necessidade de cada paciente, como o de refração e auto-refração, teste de acuidade visual e biomicroscopia, entre outros.

O principal objetivo dessa ação é atender os escolares e pré-escolares, porque é muito importante avaliarmos a acuidade visual das crianças e ver se elas têm necessidade de alguma correção ou não, principalmente no período de aprendizado”, explicou o oftalmologista dr. Fernando Eiji S. Naves.

Para Adalice Ribeiro, que levou sua filha Ariele Vitória de 7 anos na campanha, o resultado da avaliação foi satisfatório. “Fomos muito bem atendidas, passamos na triagem, ela fez exames, teve as pupilas dilatadas e, após a consulta com o oftalmologista, foi confirmado que ela não precisava usar mais óculos”, disse.

A Yasmin nunca tinha passado no oftalmologista, mas a professora dela me alertou da dificuldade em enxergar a matéria na lousa, então ela foi consultada pela pediatra da UBS e estava aguardando uma vaga. Recebemos uma ligação sobre o agendamento e fiquei surpresa por ser no domingo, mas ao chegar aqui e ver a organização e a rapidez no atendimento fiquei muito impressionada”, afirmou Cintia Santos, mãe da paciente Yasmin Santos, de 10 anos.

Últimas postagens
Pular para o conteúdo