Biblioteca Heitor Sinegaglia reabre com horário estendido e novas atividades culturais

Texto: Marco Borba
Fotos: Fernanda Cazarini

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco promoveu quinta-feira, 21/12, a reabertura da Biblioteca Municipal Heitor Sinegaglia (Praça Sabanta, 98, Olaria do Nino), na zona Sul da cidade. O espaço passou por ampla reforma e reabre com horário estendido, das 8h às 20h, (antes era até 17h), de segunda a sexta-feira, e funcionamento duas vezes por mês aos sábados, além da incorporação de novas atividades culturais, como contação de história, saraus e projeções cinematográficas para o público infantil.

Inaugurada em 2002, dois anos depois a biblioteca recebeu o nome de seu patrono, o jornalista, chargista e colunista de jornais da cidade, Heitor Sinegaglia, falecido em agosto de 2001.

A biblioteca conta com salas de pesquisa, de leitura, de cursos, espaço infantil e multicultural, e terá computadores para pesquisa escolar. O prédio abriga ainda um Centro de Inclusão Digital (CID).

O espaço tem como supervisora a bibliotecária Miriam Pessoa. “Estamos felizes com a reabertura, pois é muito importante estimular a leitura às pessoas, sobretudo aos mais jovens que hoje em dia passam muito tempo no celular. Como vão prestar um Enem ou vestibular futuramente? A leitura e o espaço para pesquisa que agora termos aqui são fundamentais, pois geram conhecimento”, disse Miriam.

Biblioteca Heitor Sinegaglia reabre com  horário estendido e novas atividades culturaisAlém da bibliotecária, também participaram da cerimônia o prefeito Rogério Lins, o secretário de Cultura, Paulinho Samba de Rua, o de Governo, Sérgio Di Nizo, o adjunto de Obras, Persival Santi, e Letícia Fagiani, da Biblion, biblioteca digital do governo do Estado que dispõe de 15 mil títulos que podem ser lidos gratuitamente. Basta baixar o aplicativo (www.biblion.org.br) e se cadastrar.

“Estamos confiantes de que em 2024 estaremos com todos os espaços culturais reformados e reabertos ao público. A cultura ajuda a transformar vidas, seja por meio da leitura, da música ou das artes cênicas”, disse o prefeito. “É um dia especial, porque é importante descentralizar a cultura e ter esses espaços como a biblioteca nos bairros. Isso estimula e gera oportunidades para as comunidades também se sentirem integradas e terem acesso aos eventos culturais”, completou Paulinho Samba de Rua.

A população ou empresas podem doar livros (infantis, didáticos, de pesquisa científica, e literatura) em bom estado à biblioteca. Outras informações nos telefones 3694-1409 ou 2183-6199.