Osasco é selecionada para participar de agendas internacionais da Estratégia Alimenta Cidades

  Banco de Alimentos, Secretaria Executiva de Segurança Alimentar Nutricional

Foto: Arquivo Secom

Município está entre as nove cidades brasileiras escolhidas em chamada pública do  Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e  Governos Locais pela Sustentabilidade para ações voltadas à construção de sistemas alimentares urbanos sustentáveis e resilientes

Osasco foi selecionada para participar de agendas e eventos internacionais no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades. O município está entre as nove cidades brasileiras selecionadas em chamada pública realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) América do Sul.

Além de Osasco, foram selecionados Aracaju (SE), Benevides (PA), Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Paracambi (RJ), Petrolina (PE), Recife (PE) e São Leopoldo (RS).

A chamada pública selecionou municípios participantes da Estratégia Alimenta Cidades para ações relacionadas à construção de sistemas alimentares urbanos sustentáveis e resilientes, ampliando as oportunidades de cooperação internacional, intercâmbio de experiências internacionais e fortalecimento das políticas públicas municipais.

Entre as ações previstas estão mentorias sobre clima e sistemas alimentares, cooperação internacional, análise de emissões dos sistemas alimentares e apoio na estruturação de projetos e identificação de oportunidades de financiamento.

No caso de Osasco, a primeira oportunidade internacional para a qual o município foi selecionado corresponde à participação na COP31 – Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em novembro de 2026, na Turquia.

Osasco integra a Estratégia Alimenta Cidades desde 2024 e está entre os municípios participantes do primeiro ciclo da iniciativa federal.

Desde então, o município vem fortalecendo políticas e ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade, combate às perdas e ao desperdício de alimentos, agricultura urbana e fortalecimento dos sistemas alimentares locais.

Essa atuação é desenvolvida de forma intersetorial e envolve diferentes áreas da Prefeitura, com participação direta da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Inovação Social (SESAN), vinculada à Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar (SEFAM).

Entre as iniciativas desenvolvidas pelo município estão as ações do Banco de Alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), projetos de agricultura urbana e sustentabilidade, ações de combate às perdas e ao desperdício e atividades de educação alimentar e ambiental.

Osasco também participa de redes e articulações nacionais e internacionais relacionadas à agenda alimentar e de sustentabilidade, como o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, o LUPPA (Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares) e o ICLEI.

 

Reconhecimento de uma trajetória municipal

A seleção amplia a participação de Osasco em espaços nacionais e internacionais de discussão sobre segurança alimentar, sustentabilidade, sistemas alimentares e mudanças climáticas.

A nova participação dá continuidade à presença do município em agendas internacionais realizadas em 2025, quando representantes de Osasco apresentaram experiências e projetos municipais em espaços promovidos por instituições como FAO/ONU, MDS, EMBRAPA e ICLEI, entre outras organizações, durante a agenda relacionada à COP30, além do Fórum Global do Pacto de Milão.

Para o secretário executivo de Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Inovação Social, João Paulo Pucciariello Perez, a seleção representa o resultado de uma trajetória construída nos últimos anos.

“A seleção de Osasco entre apenas nove municípios brasileiros é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na agenda de segurança alimentar e sustentabilidade. É uma oportunidade importante para apresentarmos internacionalmente as experiências que estamos construindo no município e, ao mesmo tempo, ampliar a troca de conhecimentos e a cooperação com outras cidades e instituições.”

Segundo o secretário, a integração entre as diferentes agendas é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas.

“Segurança alimentar, combate às perdas e ao desperdício de alimentos, sustentabilidade, mudanças climáticas e sistemas alimentares são agendas que precisam ser trabalhadas de forma integrada. A participação de Osasco nessa agenda internacional permitirá levar essa perspectiva para espaços de discussão e, ao mesmo tempo, incorporar novos conhecimentos e experiências ao desenvolvimento das políticas públicas municipais.”

A seleção de Osasco foi formalizada via chamada pública para participação de municípios em eventos internacionais no âmbito da Estratégia Alimenta Cidades, vinculada a termo de fomento.

 

Últimas postagens