Osasco forma novas turmas de programas que reforçam vínculos familiares
Texto: Marco Borba
Fotos: Justino Alencar
A Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco realizou segunda-feira, 4/5, no Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1.533, Vila Yara) a formatura da 11ª turma do programa Famílias Fortes e 10ª do “ACT- para educar crianças em ambientes seguros”. Ao todo 98 famílias se formaram no Famílias Fortes e 99 no ACT. Todos os participantes receberam certificados por participarem dos cursos. Os programas foram iniciados no segundo semestre de 2023.
Os cursos duram dois meses e são oferecidos em unidades escolares da rede municipal de ensino, graças às ações conjuntas com as secretarias de Educação e de Assistência Social. As atividades dos dois programas são voltadas a pais, avós ou responsáveis por crianças e adolescentes.
Além do secretário da Pasta, Marcelo Couto Dias, participaram da cerimônia o vice-prefeito, Lau Alencar (representou o prefeito Gerson Pessoa), o deputado estadual Rogério Santos, e a vereadora Stephane Rossi.
“Parabéns a todas as famílias que se inscreveram e concluíram os cursos, que ajudam os pais ou responsáveis a orientar, educar e supervisionar os filhos. Agradecemos a participação de todos e pedimos a vocês que nos ajudem a divulgar os programas para que outras famílias também possam participar”, disse Marcelo Couto.
A dona de casa Graziele Conceição Santos, 40 anos, mãe de três filhos (Túlio, 18, Kássio, 10, e Durval, 7) e moradora do Jardim Aliança, disse que se inscreveu no Famílias Fortes por “curiosidade”, para saber se realmente ajudaria na dinâmica com os filhos. “Após iniciar as aulas e aplicar em casa o que aprendi no curso, percebi que ajudou a lidar com essa fase da pré-adolescência das crianças, que é uma fase complicada, de conflitos porque nem sempre a criança obedece. O curso ajudou a como ensinarmos a eles os deveres, como fazer lição de casa e trabalho escolar, e os limites. Agora eles já entendem melhor, aceitam mais o que a gente fala”.
O que é o programa Famílias Fortes?
Desenvolvido pelo Departamento de Serviço Social da Oxford Brookes University (Reino Unido) para famílias com filhos entre 10 e 14 anos e adaptado culturalmente para o Brasil, o programa foi implementado em Osasco em agosto de 2023 e visa o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades parentais e socioemocionais. Tal objetivo se baseia no fato de que uma relação positiva entre os familiares cria condições favoráveis para o bom desenvolvimento dos adolescentes e tende a afastá-los de condutas de risco (como o uso de álcool e outras drogas, por exemplo).
O conteúdo do programa é baseado na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças. O programa se desenvolve ao longo de sete encontros com duração de 2 horas cada.
O que é o ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros
Desenvolvido pela Associação Americana de Psicologia (APA) para pais ou responsáveis de crianças de 0 a 8 anos, o programa visa o fortalecimento da família e a melhora das competências parentais, por meio de oito encontros com duração aproximada de 2 horas cada. As atividades dos dois programas são realizadas em unidades escolares da rede municipal de ensino.
Principais metas previstas no Famílias Fortes
- Redução da agressividade;
- Melhoria na qualidade da relação familiar;
- Melhoria nas habilidades parentais;
- Redução em maus-tratos infantis;
- Melhoria nas habilidades sociais dos jovens;
- Melhoria em engajamento escolar;
- Melhoria do desempenho acadêmico;
- Aumento da perspectiva de tempo futuro;
- Redução do uso de drogas;
- Redução em comportamento antissocial
Temas abordados:
Encontro dos pais e responsáveis:
- Amor e limites;
- As regras da nossa casa;
- Incentivar boas atitudes;
- Usar consequências;
- Construir pontes;
- Proteger contra o abuso de substâncias;
- Ajudar e ser ajudado
Encontro dos filhos:
- Ter metas e sonhos;
- Admirar as mães, pais e responsáveis;
- Lidar com o estresse;
- Seguir regras;
- Lidar com a pressão de amigos
- Pressão dos amigos e bons amigos;
- Atingir nossas metas
Encontro das famílias:
- Apoiar as metas e os sonhos
- Admirar os membros da família;
- Momentos de Família;
- Compreender os valores familiares,
- Fortalecer a comunicação familiar;
- Famílias e a pressão dos amigos;
- Juntando tudo
Resultados do ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros
- Melhora nas práticas parentais dos participantes;
- Melhora do estilo e comportamento parental;
- Maior monitoramento da mídia eletrônica;
- Melhora nas práticas de regulação emocional/comportamental, disciplina positiva e comunicação
Temas abordados
- Compreenda os comportamentos do seu filho;
- A violência na vida das crianças;
- Como os pais podem entender e controlar a raiva;
- Como entender e ajudar as crianças quando elas sentem raiva;
- As crianças e os meios eletrônicos de comunicação;
- Disciplina e estilos parentais;
- Disciplina para comportamentos positivos;
- Leve o Programa ACT para sua casa e sua comunidade
Últimas postagens






