Projeto Coração Solidário entrega equipamentos adaptados para PcD

  Fundo Social de Solidariedade

Texto: Marco Borba
Fotos: Justino Alencar

O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Osasco entregou quinta-feira, 30/3, 15 equipamentos adaptados (cadeiras de roda, de banho e andadores) para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. A ação integra o Projeto Coração Solidário. As doações para que os equipamentos fossem comprados e adaptados foram feitas por empresas do município.

O ato aconteceu no auditório do Fundo Social e contou com as presenças da primeira-dama e presidente do órgão, Gabi Pessoa, o prefeito Gerson Pessoa, o vice, Lau Alencar, a ex-primeira-dama Aline Lins, idealizadora do projeto na gestão do ex-prefeito Rogério Lins, a vereadora Stepanie Rossi, assistentes sociais e secretários municipais.

“Esta é a campanha mais especial do Fundo Social, pois dá dignidade às pessoas. Sabemos o quanto as famílias precisam desse cuidado, dessa atenção. Agradeço a todos os nossos assistentes sociais por esse cuidado com as famílias”, disse Gabi Pessoa.

“Ao longo desses meses de governo fizemos e entregamos diversas benfeitorias na cidade, mas nada se compara a entregas como esta, que fazem a diferença na vida das pessoas. Esperamos continuar fazendo novas entregas nos próximos anos para zerarmos a fila de espera por esses equipamentos”, completou o prefeito.

Segundo o Fundo Social, este ano foram entregues somente 15 equipamentos porque aos poucos Osasco está diminuindo a fila de espera por cadeiras e outros itens para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Ainda de acordo com o Fundo Social, no primeiro ano foram entregues 54, no segundo 38, no terceiro ano 58, e, em 2025,  59.

Para a dona de casa Graziela Araújo Silva, 35 anos, que foi retirar uma cadeira de rodas adaptada e uma cadeira concha (para banho) para o filho Cauã, 6 anos, os equipamentos “ajudarão muito nos cuidados com o filho”.

De acordo com Graziela Araújo, o filho tem uma síndrome rara. “Ele foi diagnosticado com Kaya-Prontera. Segundo os médicos, ele é o único no Brasil com esse diagnóstico. Ele é não-verbal, tem deficiência intelectual, tem hidrocefalia e não anda. Antes, ele nem se mexia, nem ficava sentado. Agora, graças à terapia que ele faz desde 2021 na Associação Mantenedora de Mães de Especiais (AMME), na Vila dos Remédios, ele está evoluindo e já consegue ficar sentado”, relatou.

Segundo a literatura médica, a síndrome de Kaya-Prontera é uma desordem genética rara ligada ao cromossomo X recessivo e afeta cerca de uma a cada um milhão de pessoas no mundo.

Últimas postagens