Aprendizado tecnológico e atividades lúdicas marcam encerramento do projeto “Férias na Escola” em Osasco
Texto: Marco Borba
Fotos: Caio Henrique
Aprender de forma lúdica e com o uso da tecnologia até mesmo nas férias. É assim que foi o Projeto Férias na Escola da Prefeitura de Osasco, que se encerrou no último sábado, 24/1, com muita brincadeira e diversão no ginásio de esportes da Fito, no Jardim das Flores (Rua Camélia, 26), com as presenças de centenas de crianças de escolas municipais, além do prefeito Gerson Pessoa, do secretário de Educação José Toste Borges, educadores, secretários municipais e vereadores.
Desenvolvido anualmente em parceria com a Planneta Educação e que este ano aconteceu de 12 a 23 de janeiro, a iniciativa integra o programa “Eu Tenho Futuro” e oferece atividades educativas, tecnológicas e lúdicas para crianças da Educação Infantil (Ciclo I) e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) da rede municipal.

“Agradeço a todos os educadores por levar esse aprendizado às crianças também durante as férias e ao longo do ano, garantindo assim uma educação de qualidade para nossas crianças”, disse o prefeito.
Com o tema “É Diversão, é Tech, é Futuro”, a edição deste ano propôs transformar as escolas em ambientes de experimentação, criatividade e descobertas. A proposta é estimular a autonomia, o pensamento crítico e o contato com as linguagens digitais, mantendo o brincar como eixo central das experiências pedagógicas.

A programação incluiu atividades de robótica educativa, cultura “maker”, programação em blocos, jogos digitais e vivências com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
No Ensino Fundamental, os estudantes puderam criar protótipos, testar materiais e desenvolver soluções, compreendendo que o erro faz parte do processo de aprendizagem e inovação.
As experiências com TICs também favorecem a investigação, o raciocínio lógico e a compreensão do papel da tecnologia no cotidiano, sempre de forma acessível, prática e significativa.

Para a Educação Infantil (Ciclo I), a programação foi cuidadosamente elaborada para atender bebês e crianças, com oficinas como: Movimento e Projeção de Sombras e Robô Criativo, que exploram luz, sons, movimentos, texturas e diferentes materiais, estimulando o sensorial, a imaginação, a expressão e o encantamento.
“O Férias na Escola leva diversão e conhecimento para os estudantes durante o recesso. É uma ação que mostra como a educação municipal vai além da sala de aula, promovendo desenvolvimento integral, criatividade e protagonismo”, comentou o secretário de Educação.

Ao longo das atividades de encerramento do projeto, a criançada também pôde tirar fotos com personagens do universo, entre eles Optimus Prime e Bumblebee, brincar com robôs em formato humano e de um cachorro, usar óculos de realidade virtual, conhecer equipamentos como impressora 3D, e máquinas que simulam experimentos científicos, como a “bobina de Tesla” (equipamento criado pelo físico Nikola Tesla), condutor de energia capaz, por exemplo, de acender uma lâmpada.

A moradora do Portal D’Oeste, Caleane da Silva Almeida, 31 anos, compareceu ao evento acompanhada dos filhos Eloisa, 9, Callebe, 7, e Kauã, 3, e aproveitou para se divertir e adquirir novos conhecimentos. “É bem legal o projeto. Espero que seja mantido, porque nas férias a maioria das crianças não tem como se divertir. E também é bom para nós, pais, porque a gente trabalha e nem sempre dá para sair com as crianças. Nesse período do Férias na Escola, por exemplo, meu pai que levou as crianças à escola para participarem das atividades de lazer”.




