Saúde de Osasco realiza 18ª Campanha Fique Sabendo no Dezembro Vermelho

  Secretaria da Saúde

Olga Liotta
Imagens: Caio Henrique

A Secretaria de Saúde de Osasco realizou, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, a 18ª edição da Campanha Fique Sabendo, em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado ao enfrentamento do HIV. A iniciativa mobilizou diversos departamentos da Secretaria, especialmente Atenção Primária e Vigilância em Saúde, e promoveu 17 ações extramuros que ofereceram acolhimento de enfermagem, testagem rápida de HIV e sífilis, distribuição de preservativos, materiais de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), autotestes de HIV e encaminhamento para tratamento nas unidades de referência.

Durante o período da campanha, o Programa IST/Aids e Hepatites Virais disponibilizou às unidades participantes 5.472 preservativos masculinos, 800 preservativos femininos, 950 testes rápidos de HIV, 950 testes rápidos de sífilis e sete autotestes de HIV. Não houve casos reagentes para HIV, mas foram identificados seis casos reagentes para sífilis, todos encaminhados às Unidades Básicas de Saúde de referência.

A equipe do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Osasco reforça recomendações importantes: usar preservativo em todas as relações sexuais, realizar testes regularmente, não interromper tratamentos e buscar informação para eliminar preconceitos.

Serviço

Em Osasco, o munícipe pode procurar atendimento em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na Policlínica da Zona Sul, localizada na Rua Dom Ercílio Turco, 100 – Vila Osasco, que oferece testes, acolhimento e distribuição gratuita de preservativos.

Para mais informações, basta ligar para a Central 156 ou para o telefone (11) 3651-7080.

Últimas postagens