Planejamento realiza audiência pública da LDO

Planejamento e Gestão

Texto: Marco Borba
Imagens: Eduardo Soares

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) da Prefeitura de Osasco realizou segunda-feira, 27/5, na Sala Luiz Roberto Claudino (antiga Sala Osasco, anexa ao Paço Municipal) audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025.

Participaram da audiência o secretário da Pasta, Eder Máximo, técnicos do Planejamento e da Secretaria de Finanças e de outras áreas da Administração, e representantes de entidades civis e organizações sociais.

A LDO estabelece as diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano com suas estimativas de receitas e despesas. A cidade estima arrecadar cerca de R$ 5,4 bilhões no próximo ano.

Para Eder Máximo, a paritipação da sociedade nas discussões da LDO é fundamental. “É essencial, porque é a população que vive a realidade da cidade. É ela que nos ajuda a apontar os caminhos sobre onde e como a Administração deve aplicar os recursos públicos”, disse o secretário.

Na LDO estão previstos, entre outras ações, investimentos na construção de uma ponte que partirá do trecho final da Avenida Brasil, no cruzamento com a Tranversal Norte, no Jardim Piratininga, passando por baixo da rodovia Castello Branco e, na sequência, por cima da linha do trem. Será a terceira ponte de transposição do Tietê/linha férrea, que facilitará a ligação entre a zona Norte, centro e zona Sul do município.

O documento prevê ainda a construção de uma CEMEI no Jardim Mutinga, moradias populares no Morro do Sabão, reforma de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e construção de três unidades da Escola do Futuro, uma no Jardim D’Ávila, outra no Jardim Primeiro de Maio, e a terceira no Rochdale.

Após a elaboração da peça orçamentária, a mesma deve ser enviada até o final de setembro para apreciação e votação na Câmara Municipal.