Osasco é líder na geração de empregos no país e destaque nos principais jornais

  Emprego, Trabalho e Renda

Texto: Juliana Oliveira
Imagens: Marcelo Deck

Osasco ganhou destaque nos principais jornais do país: foi matéria de capa dos jornais Estadão – “Tecnologia turbina empregos em cidades médias do País”, e Gazeta de São Paulo – “Osasco é a cidade que mais gerou empregos no Brasil em 2021”, além da Revista Exame – “As cidades onde cresce mais o emprego”.

A cidade foi a que mais gerou vagas de emprego em 2021 no país, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

O município encerrou 2021 com saldo positivo de mais de 100 mil novos postos de trabalho, por isso, as reportagens foram um reconhecimento do resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e de Emprego, Trabalho e Renda.

Geração de empregos

Dados do Caged apontam que entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, as líderes em geração de vagas foram Osasco, com alta de 16% em relação a 2020 e saldo de 24 mil novos empregos, seguida por Nova Hamburgo (RS), que apresentou alta de 12% e saldo de 7,74 mil postos.

Osasco e Nova Hamburgo tiveram os desempenhos puxados pelo segmento de tecnologia. Isso porque, a pandemia e seus impactos orientaram a abertura de postos de trabalho em 2021.

O salto das vendas online, dos serviços de entrega e de call centers para dar suporte a esses serviços ajudou Osasco a ser a cidade que mais cresceu na geração de empregos. Em 2021, a cidade registrou saldo recorde de 24 mil empregos, informa Gerson Pessoa, secretário de Tecnologia e Desenvolvimento. O resultado é creditado à chegada de grandes grupos de tecnologia que hoje empregam 42 mil pessoas.

Pelo menos dez grandes empresas de tecnologia chegaram à cidade nos últimos anos, em especial nos últimos três. Após a chegada do Mercado Livre, iFood, B2W, Dafiti, Facily, Rappy, Shopee, Shopper e Ascenty – que neste ano abrirá sua quarta unidade local, com investimento de R$ 220 milhões, Uber e 99 estão finalizando suas sedes locais a serem inauguradas até o fim do ano.

Foram essas companhias que ajudaram o município a ficar em primeiro lugar na lista dos que mais cresceram, em porcentual, na geração de empregos em 2021.

Juntas, empregam atualmente 42.170 funcionários e muitas seguem contratando este ano. “Falava-se muito que Osasco ia virar uma cidade dormitório”, diz Gerson Pessoa, secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico. A cidade, então, passou a trabalhar para mudar sua vocação para a área de serviços e acabou usufruindo da onda de empresas de tecnologia trazidas pela pandemia.

Além de investir em um centro de tecnologia para formação de mão de obra, que está em construção, a cidade reduziu de 5% para 2% o Imposto sobre Serviços (ISS) para atrair esse tipo de atividade. “Agora, caminhamos para ser, de fato, validada como cidade de serviços tecnológicos”, afirma Pessoa. (Com Estadão e Gazeta de S.Paulo)

Últimas postagens
Pular para o conteúdo