85% dos osasquenses com 18+ já receberam uma dose da vacina

  Cidadão, Saúde

85% dos osasquenses com 18 anos completos ou mais já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19. O levantamento foi feito pela Secretaria de Saúde de Osasco no Vacivida, plataforma do governo do Estado que faz o registro da aplicação das vacinas.

No total, o município aplicou 597.229 doses da vacina, sendo 440.781 primeiras doses, 139.008 segundas doses, e 17.440 vacinas em dose única. Até agora, o público entre 65 anos a mais de 80 atingiu 100% da cobertura vacinal, com primeira e segunda dose. As pessoas entre 60 a 64 anos estão em 78% da cobertura.

Somente as duas doses da vacina garantem a eficácia prometida pelos fabricantes e ajudam a reduzir as internações e mortes. Mesmo após ser totalmente vacinada, a pessoa deve continuar com os cuidados, como uso da máscara, evitar aglomerações e utilizar o álcool em gel.

Foi o avanço da vacinação, aliada à redução das internações e mortes, que permitiu a uma maior flexibilidade das atividades. Nessa semana, as aulas presenciais foram retomadas na rede municipal de ensino. Em Osasco, a taxa média de ocupação de UTI nos últimos 90 dias caiu de 91% para 49%, a ocupação de leitos de enfermaria caiu de 85% para 46% no mesmo período.

Outra boa notícia é que a taxa de contaminação, ou velocidade de transmissão, caiu de 1.28 para 0.97, ou seja, a cada um caso surgiam 28 novos casos. Agora surge menos que um caso novo para cada caso confirmado. Os dados são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

De acordo com o Plano São Paulo, a partir de 17/8, caso a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuem positivos, haverá o avanço da fase de transição para a etapa de retomada segura. Com isso, a expectativa é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.

Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios do estado de São Paulo.

 

Últimas postagens
Pular para o conteúdo