Xadrez osasquense brilha e faz um novo campeão brasileiro

Texto: Giane Vieira
Imagens: Serel/PMO

Entre os dias 9 e 12/10, em Juiz de Fora, Minas Gerais, aconteceu o FENAC (Festival Nacional da Criança), competição de xadrez que representou o final da temporada de torneios de categorias, cujos destaques foram, no mês passado, o Pan-americano e o Brasileiro Escolar.

Osasco foi representado por 4 jogadores, todos alunos da Escola de Xadrez França Garcia: Gabriela Usui, Henrique Muniz, Vitor Carvalho e Yuri Chrisóstomo. A maioria deles recebe, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (SEREL) da Prefeitura de Osasco, o bolsa-atleta.

Vitor Carvalho foi o grande campeão na categoria sub-14, deixando para trás 32 adversários ao somar 5 pontos em 6 possíveis. O enxadrista levou também o Brasileiro Blitz (partidas com 3 minutos para cada lado), no mesmo evento. Ou seja, campeão em duas modalidades, xadrez blitz e xadrez pensado.

Na categoria sub-8, entre 14 participantes de oito Estados, Henrique ocupou o 3º lugar, com 4.5 pontos em 6 possíveis. Nos anos de 2020 e 2021, conquistou o bicampeonato do torneio.

Yuri Chrisóstomo jogou na categoria sub-10, que teve a participação de 19 competidores, conquistando o segundo lugar, após desempate com o vencedor Theo de Lima. Na categoria sub-12, Gabriela Usui ficou em 4º lugar, num total de 10 competidoras.

Também no sábado, 9/10, na cidade de Mogi Guaçu, o osasquense Daniel Costa venceu um campeonato presencial rápido – partidas de 15 minutos para cada jogador – com incrível aproveitamento de 100%. Mais de cinquenta jogadores prestigiaram a competição.

“A escola de xadrez tem uma tradição de formar campeões. Vitor Carvalho começou a treinar conosco pouco mais de 2 anos e já se mostra o melhor brasileiro de sua categoria. Um jovem que tem um futuro muito promissor”, ressaltou o mestre Fide e professor Wagner Madeira.

“Eu fico extremamente feliz em poder acompanhar a trajetória de nossos enxadristas que, apesar de novos, carregam uma bagagem cheia de vitórias”, disse o secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.