Vigilância Epidemiológica participa de treinamento sobre a vacina da Pfizer

Texto: Lucas Pedrosa
Imagens: Marcelo Deck

Técnicos da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Osasco participaram na terça-feira, 8/6, de um treinamento sobre a vacina da Pfizer. Em breve, o município deve receber doses do imunizante contra a covid fabricado pela farmacêutica norte-americana, em parceria com a empresa alemã BioNTech.

O treinamento online, realizado pela Secretaria Estadual da Saúde, abordou os seguintes tópicos: a vacina, armazenamento, transporte, insumos necessários, técnicas de diluição e o preparo da dose.

Para receber o imunizante da Pfizer, os municípios precisam seguir as determinações do Ministério da Saúde. Em Osasco, por exemplo, a administração municipal adquiriu cinco refrigeradores que chegam a -30°C. As doses da vacina precisam ser armazenadas em temperaturas entre -25ºC e -15ºC.

Até o momento, o município está utilizando para imunizar a população duas vacinas: a AstraZeneca/Oxford e a CoronaVac/Butantan.