Terminal de ônibus da Vila Yara é entregue revitalizado

Governo, Transportes e da Mobilidade Urbana

Texto: Olga Liotta

Imagens: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado da primeira-dama, Aline Lins e da vice-prefeita, Ana Maria Rossi, participou da cerimônia de entrega da reforma e ampliação do Terminal Amador Aguiar, da Vila Yara – Corredor Metropolitano Itapevi/São Paulo. A entrega faz parte das comemorações de 59 anos de emancipação político-administrativa do município.

A solenidade contou com as presenças do vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, do secretário estadual de Transportes Metropolitanos (STM), Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga, do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, e do presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Marco Antônio Assalve.

Rogério Lins agradeceu ao governo do Estado pela parceria e investimento na infraestrutura do terminal. “É uma honra para Osasco receber esse presente nesta data tão especial de comemoração de aniversário da cidade. A obra melhorará a qualidade de vida da nossa população, pois além de redirecionar o fluxo de pedestres e passageiros, trazendo mais segurança e mobilidade, passará a atender também as famílias que virão utilizar a nova área de convivência e lazer do terminal”, comentou.

O Corredor Metropolitano Itapevi–São Paulo (Vila Yara) compreende quatro trechos: Itapevi – Jandira (5km), Jandira – Carapicuíba (8,8km), em obras, Carapicuíba – Osasco Km 21 (2,2km), entregue em 2017, e Osasco Km 21 – Vila Yara (divisa Osasco-SP) com 7,6km de extensão.

“Esse investimento era necessário, ainda mais para uma metrópole como esta (Osasco). Quando você melhora a mobilidade, você tem mais conforto e segurança, transita melhor e tem mais tempo para a sua família e suas atividades. Além dessa entrega, outras obras importantes para Osasco estão por vir. Na terça-feira que vem, 2/3, o Governo do Estado fará o leilão de concessão da Linhas 8 (Diamante) Itapevi/Júlio Prestes e 9 (Esmeralda) Osasco/Grajaú, da CPTM. Vamos remodelar toda a linha 8, fazer a reforma completa do Pátio da Estação de Presidente Altino e os investimentos virão rápido. A expectativa é arrecadar mais de R$ 3 bilhões com a concessão dessas duas linhas”, anunciou Garcia.

Outra novidade anunciada é que a obra da nova entrada de Osasco está próxima de se tornar realidade. “Vamos fazer uma renovação dos contratos e daqui a poucos meses, ou semanas, o governador João Dória virá a Osasco anunciar oficialmente a contratação da nova entrada da cidade. Essa obra é um sonho de alguns anos e vai ser viabilizada em nosso governo”, destacou Garcia.

A Obra

O terminal Vila Yara estava operando parcialmente desde março de 2018, data de início das obras de ampliação e reforma. Com a expansão, o terminal passou de 9 mil m² para 17 mil m² de área construída. Passa a operar com 53 linhas de ônibus (sendo 27 linhas da EMTU, 21 linhas municipais e cinco linhas municipais de São Paulo) e tem 5 plataformas cobertas e ampliadas. Por dia o terminal recebe cerca de 388 veículos e 15 mil passageiros.

A reforma inclui novos elevadores, escadas e rampas de acesso, atendendo às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, uma praça com jardins, playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, um bicicletário com capacidade para 32 bicicletas no pavimento superior, iluminação de LED e novo calçamento.

O Centro Comercial, no pavimento superior, foi todo renovado, com troca da cobertura e dos pisos das áreas comuns e reforma dos sanitários públicos. As lanchonetes, lojas, quiosques e área reservada para alimentação passaram por manutenção e permaneceram no mesmo piso.

A bilheteria passou para o térreo, assim como as guaritas de controle de acesso de veículos, gerador de energia e local fechado para armazenamento de lixo.

Também participaram do evento os prefeitos Igor Soares (Itapevi) e Guto Issa (São Roque), os deputados estaduais Ataíde Teruel e delegado Olim, o ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi, o presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva, os vereadores Ana Paula Rossi, pastora Cristiane Celegato, Lúcia da Saúde, Carmônio Bastos, Fábio Chirinhan, Michel Figueiredo, pastor Joel Nunes, pastor Paulo Jr., Josias da Juco, Zé Carlos Santa Maria, Délbio Teruel, os secretários municipais Lau Alencar (Transportes), Waldyr Ribeiro (Obras), Rodolfo Cara (Esporte), Cláudio Piteri (Assistência Social), Coronel Virgolino (Segurança), José Carlos Vido (Desenvolvimento Econômico), Jair Anastácio (CMTO), Luiz Augusto Saraiva, presidente do consórcio Anhanguera e Felipe Santos, presidente da Viação Osasco, entre outros.