SETRE reúne sindicalistas e avança nas tratativas para o Conselho de Emprego em Osasco

Cidadão, Governo

Texto: Patrícia Bulbovas
foto: divulgação

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), da Prefeitura de Osasco, reuniu na quinta-feira, 11/2, dirigentes de vários sindicatos de Osasco e Região para dar continuidade às tratativas que vêm abordando a reconstrução da Curadoria da Semana do Trabalhador; a recomposição do Conselho de Trabalho e Emprego de Osasco; a retomada da edificação do monumento em homenagem às vítimas do amianto e a parceria entre a pasta e a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), para tratar das questões da saúde do trabalhador osasquense.

Dentre todos os assuntos tratados, o maior avanço se deu na pauta que estabeleceu a comissão de sindicalistas que irá compor a citada Curadoria, em atendimento a Lei nº 4596/2013. A Lei instituiu no calendário de Osasco a “Semana do Trabalhador” e prevê a realização de uma série de eventos e manifestações dos diversos setores da economia, através de festividades, expressões artísticas e culturais e de práticas esportivas voltadas a enaltecer a importância do trabalho.

Além disso, o secretário da SETRE, Gelso de Lima, se comprometeu a marcar, para o próximo mês, uma data para evento de posse dos Conselheiros de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco. O Conselho foi criado em 2019, pela Lei nº 4981/19, e tem como objetivo gerir o Fundo Municipal do Trabalho de Osasco (FMTO); deliberar acerca da Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em consonância com a Política Nacional de Trabalho, Emprego e Renda; entre outras atribuições.

“Reuniões como essa são de fundamental importância porque os sindicatos lidam diariamente com as questões dos trabalhadores, assim como a SETRE. Então, o trabalho em parceria tende a beneficiar mais pessoas, porque amplia o nosso alcance. Estamos sempre abertos a ouvir”, disse o secretário no encerramento do encontro que aconteceu no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco (CEFOR).

Posts Recomendados