José Virgolino de Oliveira

É tecnólogo em Processamento de Dados/Análise de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, em 1984 e de Direito pela Unifieo, em 1992.

É pós-graduado em Direito Civil na FMU, com Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra”, concluído em 2003.

Tem atuação como palestrante em Seminários voltados ao Segmento de Segurança Pública e Policiamento Comunitário.

Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1982. Declarado Aspirante Oficial da PM em 1984, sendo classificado no 25º Batalhão de Polícia Militar de Dracena, interior do Estado.

Foi designado 2º tenente no 16º Batalhão Policial Metropolitano.

Como 1º Tenente passou a ocupar a função de Cmte de Tático Móvel e Cmte de Cia.

Recebeu o prêmio Mário Covas na categoria de Excelência em Gestão Pública, consagrando-se vitorioso com o projeto Sistema de Análise Criminal (Sacrim).

No ano de 2011 foi promovido Tenente-Coronel da PM, ocupando a função de Comandante do 14º bpm/m de Osasco, ficando até dezembro de 2015, quando passou a ocupar a Função de Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Metropolitano, abrangendo toda a região metropolitana de São Paulo.

Entre 2017 e 2018 ocupou a função de chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana de Barueri.