A Secretaria de Segurança e Controle Urbano do Município de Osasco tem no organograma os Departamentos : 

DCU – Departamento de Controle Urbano: tem como objetivo fiscalizar todo o município de Osasco no cumprimento das Legislações Vigentes que dispõe sobre a ordenação da paisagem e controle sonoro no meio ambiente urbano; sobre horários dos bares e estabelecimentos comerciais e similares, comércios irregulares, ambulantes, feiras livres, descartes irregulares de entulhos e lixos; obstrução de passeio público e ocupação em área pública. 

GCM/DSU - Guarda Civil Municipal/Departamento de Segurança Urbana: atua como órgão complementar da Segurança Pública, na fiscalização e orientação do trânsito, no patrulhamento dos parques, praças e próprios da Prefeitura, bem como no suporte e apoio das ações de fiscalização das Legislações Vigentes do Município.

COMDEC – Coordenadoria de Defesa Civil: atua no monitoramento periódico nas áreas de risco com equipes devidamente preparadas, tanto em enchentes, alagamentos, como em encostas, apoio e remoção de famílias em áreas de risco, deslizamentos, soterramentos e desabamentos.

CGGCMO – Corregedoria Geral da Guarda Civil Municipal de Osasco: órgão de controle interno, imparcial, autônomo e independente do Comando da Guarda, destinado à apuração das infrações disciplinares atribuídas aos integrantes da Guarda Civil Municipal, bem como do corpo de Vigias. Sendo um canal que a população pode utilizar para fazer denúncias e reclamações envolvendo os GCMs e/ou Vigias Municipais. Entre as atribuições da Corregedoria está a realização de visitas de inspeção e correições extraordinárias em qualquer unidade da Guarda, apreciação e investigação de denúncias sobre o comportamento ético, social e funcional dos integrantes da Corporação.