Competências

– definir, coordenar e supervisionar, no âmbito organizacional interno e/ou setorial, ações visando ao cumprimento das atribuições institucionais; 
– formular planos e programas em sua área de competência, observadas as determinações governamentais, em articulação com a Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG; 
– formular a política de governança institucional e submetê-la ao prefeito; 
– coordenar e integrar institucionalmente as ações de governo; 
– apoiar o Prefeito no relacionamento institucional do Poder Executivo com as demais esferas de Governo; 
– subsidiar as decisões do Prefeito, produzindo material técnico que lhe for demandado e realizando, direta ou indiretamente, estudos sobre temas pertinentes a sua área de competência; 
– coordenar a representação institucional do Município, observadas as diretrizes definidas pelo prefeito; 
– coordenar a elaboração da agenda institucional; 
– acompanhar a atividade legislativa de interesse do Poder Executivo no âmbito da Câmara Municipal, coordenando a aprovação de projetos de lei de interesse do governo; 
– apoiar o Prefeito nos procedimentos de pedido de urgência na tramitação legislativa e em outros de caráter especial no âmbito da atividade legislativa; 
– coordenar a análise do mérito, da oportunidade e da conveniência das propostas legislativas do Poder Executivo, das matérias em tramitação na Câmara Municipal e das proposições de lei encaminhadas à sanção do Prefeito, em face das diretrizes governamentais; 
– promover, incentivar e apoiar as ações de integração dos órgãos da Administração Municipal; 
– apoiar as relações de governo com a sociedade civil, mediante demanda do Prefeito; 
– apoiar o diálogo e a cooperação entre os atores envolvidos na ação de Governo, bem como apoiar os processos de mitigação de riscos, explorar oportunidades e identificar problemas da ação inter e intragovernamental, propondo alternativas e soluções. 
– incentivar, promover e coordenar a participação popular na Administração Municipal; 
– fiscalizar e fomentar os órgãos da administração para o tratamento adequado e prioritário das metas e objetivos governamentais advindos do relacionamento comunitário, legislativo e institucional que guardem relação com a competência desta unidade; 
– incentivar, promover e coordenar o desenvolvimento de políticas públicas para proteção da mulher; 
– incentivar, promover e coordenar o desenvolvimento de políticas públicas para a juventude; 
– incentivar, promover e coordenar o estreitamento das relações com governos e instituições estrangeiras que a Prefeitura de Osasco mantiver convênios de cooperação;
– exercer outras atividades correlatas.