Programa Nossa Comunidade realiza 12 obras simultâneas em Osasco

Habitação

Texto: Erica Celestini

Imagens: Divulgação

Lançado no início desse ano, o programa Nossa Comunidade, realizado pela Secretaria de Habitação da Prefeitura de Osasco, conta atualmente com obras em andamento em 12 canteiros espalhados pela cidade.

O objetivo do projeto é garantir mais qualidade de vida às famílias nos locais onde moram, por meio de obras de infraestrutura como escadões hidráulicos (que além de facilitar a mobilidade, melhoram o escoamento de água e esgoto), muros de arrimo, saneamento básico e iluminação pública, dentre outras.

São mais de R$ 15 milhões em investimentos, beneficiando cerca de 50 mil famílias, ao longo do programa, que conta com obras realizadas de forma escalonada, seguindo cronograma da pasta.

Duas delas já estão em fase final. No Jardim Veloso, as vielas Vidas Opostas e Vale Tudo recebem muros de contenção, para evitar deslizamentos.

No Jardim Padroeira, são outras duas importantes obras em andamento simultaneamente: o esgoto que hoje corre a céu aberto na comunidade Fazendinha está passando por manutenção corretiva, enquanto na rua Macedônia, uma área que servia de ponto de descarte irregular de resíduos está dando lugar a uma quadra poliesportiva.

No Jardim Eldorado, uma reivindicação de 30 anos da comunidade foi atendida e a Avenida João Paulo II está recebendo asfalto, guias e sarjetas. A obra abre caminho ainda para o processo de regularização fundiária dos imóveis.

Também recém-contemplado com regularização fundiária, beneficiando mais de mil famílias, o Residencial Copromo, no Jardim Aliança, foi outra área incluída no Nossa Comunidade, com obra de reconstrução do muro, que apresentava risco de desabamento.

Homens e máquinas trabalham ainda a todo vapor na viela Fernando Pessoa, no Bonança, realizando manutenção de caixa de água pluvial e implantação de escadaria hidráulica e muro de contenção.

Outra área que recebe muro de arrimo, devido ao perigo de deslizamento, além de regularização de passeio público, é a da Viela Aquário, no Jardim Roberto.

A contenção de uma grande erosão está sendo feita por meio de execução de talude na Viela José de Alencar, no Recanto das Rosas, enquanto no Flamenguinho, equipes fazem a limpeza de resíduos. A lista de obras inclui também escadaria hidráulica e muros de contenção em assentamento na Rua Plínio Marcos, no Jardim Bonança, e implantação de canteiro na Rua Anhembi, no Rochdale.

Além disso, as construções de escadaria hidráulica, área de lazer e muro de contenção em talude para conter erosão foram recém-iniciadas na Travessa Frei Tito de Alencar, no Portal D’Oeste.

“Com o programa Nossa Comunidade, estamos atendendo determinação do prefeito Rogério Lins de levar obras que melhorem as condições de vida da população em vários pontos da cidade. Além de corrigirem problemas antigos, como esgoto a céu aberto e erosão, esses trabalhos previnem deslizamentos e também contribuem para a manutenção das áreas”, explicou o secretário de Habitação de Osasco, Pedro Sotero.

O programa também foi destacado pelo prefeito Rogério Lins dentre as principais ações de seu governo, elencadas durante a abertura do ano legislativo de 2022 na Câmara Municipal, no último dia 8. “Estamos levando obras de infraestrutura às áreas de maior vulnerabilidade em nossa cidade. E não tem preço ouvir de pessoas que moram há mais de 20 anos nesses locais que nem acreditavam mais que teriam guia, sarjeta, asfalto, iluminação de LED. Isso faz a gente ter a sensação de que ainda há muito pela frente, mas que estamos no caminho certo e cumprindo nossa missão”, completou.

O prazo de conclusão depende do grau de complexidade das obras. Em breve, a Secretaria de Habitação vai divulgar as obras com início previsto para os próximos meses.