Professores e estudantes da EJA participam de Seminário de Práticas

Texto: Kelly Cerqueira
Imagem: Jefferson Souza

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realizou entre os dias 19 e 20/10, o XX Seminário de Práticas Pedagógicas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), com a temática “Rompendo Barreiras”. O evento aconteceu no Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, onde se reuniram gestores, estudantes e docentes.

Na ocasião, o secretário de Educação, Cláudio Piteri, salientou que estar próximo e poder dialogar com os gestores, estudantes e docentes é sempre motivador. “Ainda mais quando eles nos apresentam os trabalhos realizados nas salas de aulas e trocam experiências sobre o que é desenvolvido dentro das nossas unidades educacionais. Os trabalhos apresentados provam o quanto esta ação contribui para a melhoria da aprendizagem dos educandos e, consequentemente, para garantir a qualidade do ensino”, afirmou.

O seminário tem proporcionado aos professores da rede municipal a oportunidade de socializar e debater suas práticas: “assumindo a autoria do seu fazer cotidiano no espaço da escola, o que atesta o trabalho comprometido da Prefeitura de Osasco, que dispõe de uma equipe empenhada com a educação pública”, completa Rutilea Antunes coordenadora da EJA.

Projetos apresentados:

1° – Dividir e Repartir Saberes – Professora Elisabeth de A. Silva, da CEMEIEF Marina Saddi Haidar;

2° – Alfabetização e Letramento com Poemas e Poesias para a EJA – Professora Raquel de Sousa Oliveira, da CEMEIEF Darcy Ribeiro;

3° – Emoções e Sentimentos – Educadora: Simone de Sousa Rodrigues, do Núcleo Associação Sofia;

4° – Folclore: Remédios Caseiros e Suas Especiarias – Professora Gislaine Falbo, da EMEIEF Monsenhor Elídio Mantovani;

5° – Mulher, Você Pode Ser o Que Quiser – Educadora: Aline Carlota N. das Neves, do Núcleo Igreja Presbiteriana Independente;

6° – Jogos Lúdicos Educacross na EJA – Professora Cristiane Freire, do CEU Dra. Zilda Arns Neumann;

7° – Famílias de Mãos Dadas – Educadora: Amanda Vasconcelos L. dos Santos, do Instituto Ellus;

8° – Comidas Típicas e Saudáveis na Cultura Nordestina – Professor Ronaldo S. dos Santos, da EMEIEF Osvaldo Quirino Simões;

9° – Desafio do Dia – Professora Maria Ap. Bertolini, da CEMEIEF Profa. Maria José Ferreira Ferraz;

10° – Cultura Indígena – Educadora: Ana Paula Luiza Morais, do Núcleo Ocupação Esperança;

11° – Isolados, Mas Lado a Lado – Professora Nilma Sladkevicius Castellani, da EMEF Luiz Bortolosso.