Prefeitura retoma Ciclofaixa de Lazer com empréstimo de bikes

Esportes, Transportes e da Mobilidade Urbana

Texto: Juliana Oliveira
Fotos: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, e Associação Brasileira de Ciclomobilidade, retomou neste domingo, 20/02, a Ciclofaixa de Lazer da cidade. Com percurso do Parque Chico Mendes até o Boulevard Ulisses Dante Bastiston, em frente à Prefeitura, totalizando 7 km nos dois sentidos, o local também conta com sistema de empréstimo de bicicletas. Para marcar a reabertura, foi realizado o tradicional passeio ciclístico da Emancipação que teve a concentração na frente do Paço e reuniu famílias inteiras e grupos de pedal.

“O povo de Osasco merece a retomada da Ciclofaixa de Lazer. A bicicleta é reconhecidamente uma alternativa de transporte ecologicamente correta, por isso, estamos realizando estudos técnicos para termos na cidade uma ciclovia definitiva e com segurança”, afirmou o prefeito Rogério Lins.

O trecho contará ainda com as sinalizações verticais e horizontais características da Ciclofaixa de Lazer, isolamento por cones e cavaletes, e funcionará todos os domingos das 7h às 12h.

Iniciada em 2016, a Ciclofaixa de Lazer tornou-se importante serviço como atividade de lazer, esporte e mobilidade. A operação visa ainda dar atendimento as Diretrizes da Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, (Lei Federal 12.587/2012), e do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de Osasco, (Lei Municipal 4765/2016).

Participaram da entrega os secretários municipais Cláudio Monteiro (Administração), Jorge Luis Cantagessi (Chefia de Gabinete), Rodolfo Cara (Esporte, Recreação e Lazer), Sérgio Di Nizo (Governo), Fábio Grossi (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Cláudio da Locadora (Cultura), Éder Máximo (Planejamento e Gestão e Comunicação), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras), José Carlos Vido (Assistência Social), Gelso de Lima (Emprego, Trabalho e Renda) e Lau Alencar (Transportes e Mobilidade Urbana); o presidente da Câmara Municipal, Ribamar da Silva e os vereadores Batista de Sousa Moreira (Batista Comunidade), Carmônio Bastos, Délbio Teruel, José Carlos Ferreira Silva (Zé Carlos Santa Maria), Josias Nascimento de Jesus (Josias da Juco), entre outras autoridades.