Prefeitura realiza urbanização integrada no Jardim Bandeirantes

Habitação

Texto: Erica Celestini
Imagens: Fernanda Cazarini

Acessibilidade, saneamento básico, regularização fundiária e mais qualidade de vida. É isso que a Prefeitura de Osasco está levando a cerca de 100 famílias que moram em núcleo habitacional na rua Francisco Morato, no Jardim Bandeirantes, zona Norte da cidade.

A Secretaria de Habitação realiza no local um projeto de Urbanização Integrada, que envolve várias obras: contenção de encostas, iluminação pública, sistema de drenagem com canaletas e escadas hidráulicas e ainda, em parceria com a Sabesp, implantação de rede de esgoto e ligações domiciliares.

“Essas obras visam garantir, principalmente, segurança aos moradores. No final do ano passado, cerca de 20 imóveis chegaram a ser interditados, pela Defesa Civil, após fortes chuvas, devido ao perigo de deslizamento, pois ficam em uma encosta. Na época, realizamos obras emergenciais. E na sequência, cumprindo compromisso assumido com as famílias pelo prefeito Rogério Lins, estamos trabalhando para garantir que a área, além de estar segura, ofereça a qualidade de vida a que todos têm direito”, explica o secretário de Habitação, Pedro Sotero.

Nesse sentido, uma das principais intervenções será garantir um novo acesso dos moradores às suas casas. Hoje, eles utilizam uma passagem estreita e mal iluminada, pela Rua Francisco Morato, e ainda encaram um longo trajeto com degraus improvisados, sem condições de acessibilidade. “Vamos construir um novo acesso, não só mais seguro, mas com dignidade aos moradores”, completa Sotero.

Essas obras complementares são realizadas por meio do programa Nossa Comunidade, realizado pela secretaria e que está levando uma série de obras de infraestrutura às áreas de vulnerabilidade de Osasco. “E com essa infraestrutura, também cumprimos os requisitos para o processo de regularização fundiária no local. Os moradores finalmente terão sua casa de papel passado”, explica o secretário.

Ele ressalta ainda que ações como essa fazem parte de uma das principais diretrizes do governo do prefeito Rogério Lins na área da Habitação, que é a de intervir em áreas de risco e levar obras de infraestrutura às famílias nos locais onde elas moram. “Assim, evitamos futuras remoções, em caso de risco, e também asseguramos aos moradores que passem a viver com mais qualidade de vida nos locais onde estão há muitos anos e já estabeleceram laços familiares e comunitários”, acrescenta.

“Garantir qualidade de vida, acesso à educação, à saúde, melhor segurança são prioridades da nossa administração. Estamos avançando em várias áreas, há muito por se fazer, mas aos poucos vamos ampliando a infraestrutura e demais serviços, a fim de que o osasquense tenha conforto onde está”, reforça o prefeito Rogério Lins.