Prefeitura entrega títulos de regularização a mais de mil famílias do Copromo

Habitação

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, entregou no sábado, 4/12, a tão sonhada documentação de regularização fundiária do Copromo, conjunto habitacional do Jardim Piratininga, na zona Norte. Foram contempladas mais de mil famílias. A cerimônia aconteceu no Ginásio de Esportes da Fito Zona Sul.

A ação se dá por meio de parceria entre a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Osasco e a Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Secretaria de Estado da Habitação. Além da entrega, a Prefeitura agora estuda a realização de melhorias no condomínio, com obras de infraestrutura.

Os benefícios da regularização fundiária vão muito além da titulação. Os moradores também passam a ter um endereço oficial e o direito de usar seu imóvel como garantia em financiamentos bancários, além da segurança de deixá-lo como herança para os filhos.

“Estou nessa luta desde o início, há mais de 30 anos. É uma felicidade porque hoje a gente tem o documento na mão. É um dia de vitória”, comemorou Ieda Procópio da Silva.

Nelson V. dos Santos também festejou a conquista. “O prefeito deu a palavra e cumpriu”.

O prefeito Rogério Lins parabenizou as famílias e destacou os investimentos na região do Compromo, como a construção do Hospital da Criança e da Mulher e a maior creche do Brasil, o Mundo da Criança, da zona Norte, e a canalização do córrego na divisa entre o Rochdale, Canaã e Piratininga. Também comentou sobre a chegada de novas empresas à cidade e a geração de empregos, assim como o avanço da vacinação no município (97% de cobertura da 2ª dose da população acima de 12 anos).

“Hoje é um dia muito especial para nossa cidade. Temos a felicidade de ter aqui o deputado federal Marcos Pereira, que enviou recursos para a Saúde e outras benfeitorias, e também o Fernando Marangoni (secretário executivo de Habitação do Estado), responsável pela parceria para que essa regularização acontecesse”, disse o prefeito.

“Trabalhamos incansavelmente para que vocês conquistassem o título de propriedade. Graças ao apoio do prefeito Rogério Lins, do Legislativo e do governo do Estado hoje é um dia que vai ficar marcado na história de Osasco”, reforçou o secretário de Habitação, Pedro Sotero.

“Quem não tem a propriedade regularizada vive na dúvida e na insegurança. Mas hoje tudo isso acabou, graças a ação da Prefeitura, do Legislativo e do Estado. Em dois anos conseguimos resolver essa situação e acabar com o sofrimento das mil famílias atendidas”, destacou Marangoni.

Na atual gestão, 4 mil lotes já foram regularizados por meio do Moradia Legal, da Secretaria de Habitação de Osasco. As áreas recentemente beneficiadas foram CR (Bela Vista), CA (Baronesa), Ônix (Vila Ayrosa) e Vila Santa Isabel (Jardim Conceição). Estão em andamento os processos de regularização nos setores A e C do Colinas D’Oeste e nas áreas Montalverne e ABAS.

A parceria com o governo do Estado, por meio do programa Cidade Legal, também vai garantir mais 2 mil regularizações no Portal D’Oeste e Colinas D’Oeste (zona Norte) e área HBB (zona Sul).

Também participaram do ato, entre outros, o presidente da Câmara, Ribamar Silva, o prefeito de Camaçari (Bahia), Elinaldo Araújo, vereadores, secretários municipais e o ex-vereador Didi.