Prefeitura entrega novo espaço de Equoterapia

Educação, Saúde

Texto: Juliana Oliveira
Imagens:
Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, entregou no sábado, 19/2, o novo espaço de Equoterapia, no Parque Chico Mendes, durante as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

“É com imensa alegria que entregamos um novo espaço de acolhimento para crianças e adolescentes, que terão mais qualidade de vida. Aqui é um local abençoado e conta com excelentes profissionais. Gostaria de agradecer às famílias pela paciência porque tivemos que interromper os serviços para voltar com um trabalho ainda melhor”, destacou o prefeito Rogério Lins.

Com a reforma, o espaço foi ampliado e ganhou mais duas baias de cavalos, aumentando a capacidade de atendimento. Agora, o serviço conta com oito cavalos e poderá atender até 250 alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino, conforme indicação escolar. Antes da reforma, o atendimento a cerca de 70 alunos era feito com cinco cavalos.

A Equoterapia é um serviço complementar à educação e visa apoiar a aprendizagem e a participação no âmbito escolar de crianças regularmente matriculadas na rede municipal de ensino que apresentem encefalopatia crônica não progressiva (paralisia cerebral); síndromes neurológicas; traumatismo cranioencefálico; acidente vascular encefálico; distúrbios de aprendizagem, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);  Transtorno Opositor Desafiador (TOD); distúrbios comportamentais e deficiência intelectual.

O tratamento é gratuito, individualizado e inclusivo, realizado no contraturno das aulas regulares, durante todo o ano letivo. As sessões acontecem uma vez por semana, com trinta minutos de duração, e são feitas exclusivamente com cavalo, que é o único animal com movimento tridimensional que se assemelha à marcha humana e contribui com o equilíbrio, postura e coordenação motora, além de trazer inúmeros benefícios também na parte pedagógica do estudante.

A indicação para o serviço de Equoterapia é feita pelos gestores das unidades educacionais à equipe interdisciplinar da Assessoria Inclusiva da Secretaria, que faz contato com os familiares para orientação e esclarecimentos sobre o programa terapêutico e educacional, pois a presença de um responsável é indispensável nas sessões.

Participaram da entrega os deputados federais Renata Abreu, Ely Santos e Marcos Pereira; os secretários municipais Cláudio Monteiro (Administração), Jorge Luis Cantagessi (Chefia de Gabinete), Cláudio Piteri (Educação), Rodolfo Cara (Esporte, Recreação e Lazer), Sérgio Di Nizo (Governo), Pedro Sotero (Habitação), Fábio Grossi (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Éder Máximo (Planejamento e Gestão e Comunicação), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras), José Carlos Vido (Assistência Social), Gelso de Lima (Emprego, Trabalho e Renda), Cláudio da Locadora (Cultura) e Lau Alencar (Transportes e Mobilidade Urbana); o presidente da Câmara Municipal, Ribamar da Silva e os vereadores Ana Paula Rossi, Batista de Sousa Moreira (Batista Comunidade), Carmônio Bastos, Cristiane Furlan Celegato, Elsa Natal de Oliveira, Délbio Teruel, Emerson Márcio Vitalino (Emerson Osasco), Fábio Chirinhan, José Carlos Ferreira Silva (Zé Carlos Santa Maria), Josias Nascimento de Jesus (Josias da Juco), Luís Carlos Soares de Oliveira (Julião), Paulo José da Silva Júnior, entre outras autoridades.