Portal do Trabalhador retoma atendimento presencial sem necessidade de agendamento

Emprego, Trabalho e Renda

Texto: Patrícia Bulbovas
Imagens: Alan Santos

Com o avanço da vacinação em Osasco, é possível pensar na reabertura de equipamentos públicos que precisaram ficar fisicamente fechados para atendimento ao público durante a pandemia causada pelo coronavírus. Nesse sentido, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) da Prefeitura de Osasco retomou no dia 29/9 o atendimento pleno nas três unidades do Portal do Trabalhador, sem a necessidade de agendamento. As unidades já estavam atendendo o público de forma presencial, mas antes era preciso agendar um horário na Central 156.

Agora, quem está à procura de recolocação no mercado de trabalho formal pode ir até uma das unidades munido dos documentos pessoais e conversar com os atendentes para que eles façam uma busca aprofundada por uma vaga de emprego que seja condizente com a formação acadêmica do candidato e seu perfil profissional.

Osasco vive um momento importante na retomada da economia, e estamos na contramão do desemprego. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro até agosto, 62.600 pessoas tiveram suas Carteiras de Trabalho assinadas em Osasco. Esse número já é maior que o ano inteiro de 2020, quando 58.742 obtiveram registro em carteira na cidade no período de janeiro a dezembro. E o Portal do Trabalhador é um grande aliado da população na busca da recolocação, não só no que diz respeito à intermediação da mão-de-obra, mas também na qualificação, oferecendo vários cursos gratuitos para que esse candidato chegue mais preparado ao mercado e tenha mais chances nos processos seletivos dos quais participa”, explicou Gelso Lima, secretário responsável pela pasta.

Como citou o secretário, além da oferta de vagas, os técnicos do Portal analisam os perfis pedidos pelo empregador e montam grades de cursos que capacitam profissionais com a demanda mais apresentada.

Os Portais também oferecem os serviços de orientação para obtenção da CTPS Digital, inclusão e atualização do CadÚnico, pedido de Seguro Desemprego, Bolsa Família e Osasco Integra, que atende pessoas em situação de rua, pessoas egressas do sistema prisional, pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, jovens em acolhimento institucional, jovens em medida socioeducativa, mulheres em situação de violência doméstica, imigrantes e refugiados, população LGBTQI+ e pessoas pertencentes às comunidades tradicionais, como indígenas, ciganos e quilombolas.

Para os serviços de pedido de Seguro-Desemprego e atualização do CadÚnico, o atendimento ainda é feito mediante agendamento pela Central 156 ou no número 3651-7080.

As unidades atendem das 8 às 16h30, e ficam nos seguintes endereços:

Centro: Rua Fiorino Beltramo, 300

Sul: Avenida João de Andrade, 1.778 – Santo Antônio