Osasquense obtém título de Gran Mestre Internacional

Texto: Giane Vieira
Imagem: arquivo Serel/PMO

No dia 27/2, a Escola de Xadrez França Garcia, vinculada à Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco realizou os eventos IRT e o Magistral, em memória da professora Ilma José de Carvalho e do enxadrista Paulo Sérgio de Resende. A ação integra as comemorações de aniversário de 60 anos de Osasco.

Na ocasião, a Prefeitura entregou à escola cinco tabuleiros eletrônicos DGT munidos de relógios modelo DGT 3000 e peças de madeira mode Classic.

O evento resultou em uma grande conquista para Osasco. Após oito rodadas no Magistral, o enxadrista osasquense Renato Quintiliano, 29 anos, morador do Jardim Turíbio, conquistou a norma definitiva de Grande Mestre Internacional, tornando-se o 15º brasileiro a conseguir tal feito. Anteriormente, o enxadrista já havia feito duas normas de Grande Mestre na Argentina, em 2016.

Quintiliano iniciou no xadrez aos 11 anos ganhando competições nacionais de categorias menores. Já adulto, conquistou os títulos de mestre Fide e mestre Internacional.

O Magistral Osasco 60 anos, em memória de Paulo Resende, foi a ocasião ideal para que o sonho se tornasse realidade. De quebra, ganhou o torneio invicto, com 7.0 pontos à frente com melhor desempate do atual campeão brasileiro, o GM Luís Supi.

“Um título de grande mestre é uma vitória individual, fruto de trabalho persistente, solitário. Muito estudo, refinamento de abertura, de temas estratégicos e táticos, conhecimento profundo e principalmente talento para jogar”, disse o Mestre Fide Wagner Madeira.

“Fico extremamente feliz em ver que a Escola de Xadrez França Garcia, tradicional com atividades gratuitas no município, traz sempre grandes conquistas e excelentes nomes no xadrez mundial. Parabéns a todos”, completou o secretário de esportes, Rodolfo Rodrigues Cara.