Osasco vacina mais de mil idosos com 64+ em drive-thru

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco promoveu no sábado, 24/4, a vacinação de primeira e segunda doses da população idosa contra a covid-19. A aplicação era para a faixa etária de 64 anos ou mais para os que ainda não tinham se vacinado e de idades mais avançadas para os que já tinham tomado a primeira dose da AstraZeneca (a segunda dose é depois de 90 dias) ou da Coronavac (28 dias após a primeira dose). Foram feitos 1.300 agendamentos.

Nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os dois Centros de Atenção ao Idoso, a vacinação para 64 anos ou mais já havia sido iniciada na quarta-feira, 21/4, feriado de Tiradentes. Os idosos integram o grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI).

ESPERANÇA

A espanhola Azucena Moran Peres de Mendonça, 89 anos, compareceu para tomar a primeira dose após muita insistência da família. “Eu estava com medo de tomar e ficar doente. Mas depois que vi muita gente se vacinando eu fiquei mais confiante. Agora estou aliviada”. Ela tomará a segunda dose no dia 23/7.

Para o casal Nelson Gonçalves Filho, 66, e Célia Dantas de Santana Gonçalves, 65, que compareceu para a primeira dose, o sábado foi de celebração. Eles moram no Jardim Jaguaribe. “Foi um alívio. Parece que tira um peso da gente, depois de tanto tempo de confinamento. É o primeiro passo para que futuramente a gente fique bem, fique livre”, desabafou Nelson.

Para se vacinar nos drive-thrus que acontecem no estacionamento da Prefeitura (entrada pela Avenida Narciso Sturlini), é necessário fazer o agendamento de horário na Central 156 (ou 3651-7080) e cadastro no VacinaJa (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). No dia da vacinação, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de endereço.

A vacinação para a faixa dos 64 ou mais segue ocorrendo nas 34 UBSs e nos dois Centros de Atenção ao Idoso (em Presidente Altino, na Rua Oswaldo Collino, 280, e no Km 18, na Rua José Pedro Filho, 33), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Posts Recomendados