Osasco terá diversão e aprendizado nas escolas municipais durante as férias

Texto: Kelly Cerqueira
Foto: Gustavo Alvarenga

Para a criançada, férias é sinônimo de diversão. Para apoiar as famílias e oferecer atividades de qualidade para os alunos, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a empresa Planneta Educação, iniciou no dia 3 de janeiro e segue até 28/1, mais uma edição do programa ‘Eu tenho Futuro – Férias na Escola’, cujo objetivo é oferecer aos alunos atividades educacionais e recreativas, com base em conteúdos pedagógicos. Entre as atividades estão jogos, brincadeiras, uso de tecnologias e práticas esportivas.

Nesta edição, o projeto aborda o tema Criações Fantásticas – Grandes Descobertas. Junto com os profissionais da educação, oficineiros e monitores, os alunos já começaram a explorar a história dos grandes cientistas da humanidade e seus grandes feitos. Assim eles estão aprendendo sobre a importância da ciência para o desenvolvimento humano, conhecendo tecnologias ligadas à arte e ciência, entre outras atividades.

A novidade para o ano de 2022 é que o projeto passa a ter quatro semanas de duração, sendo duas semanas nas escolas da zona Norte e duas semanas nas unidades da zona Sul. Dessa forma, os alunos poderão passar as férias com uma agenda mais produtiva e educativa. “Além de proporcionar diversão e lazer para os estudantes em suas férias, podemos trazê-los para ambientes educativos, saudáveis e trabalhar o aprendizado intelectual, social, cultural ainda que brincando e se exercitando”, afirma Cláudio Piteri, Secretário de Educação.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, fala sobre outro benefício para as famílias dos estudantes envolvidos no projeto. “Vemos essa iniciativa como uma oportunidade tanto para os alunos, quanto para ajudar os pais a continuarem suas rotinas de trabalho durante as férias das crianças. Sabemos que elas estão sendo bem cuidadas, se divertindo e recebendo educação com os amigos, ao invés de ficar em casa apenas”.

O projeto Férias na Escola tem plena aprovação dos familiares. “Os pais não têm onde deixar os filhos para brincar. Essa ação da secretaria é ótima, porque podemos organizar as férias escolares e deixar nossos filhos em segurança na escola, sabendo que a diversão e aprendizado estarão garantidos, pois a escola é um local seguro”, observa Angelita dos Santos, avó de Maria Eduarda Soares, estudante da EMEF Irmã Tecla Merlo.

‘Férias na Escola’ ocorre nas unidades de ensino fundamental e educação infantil, no período integral, das 9h às 16h. Todos os alunos participantes contam com atendimento de equipe especializada e alimentação na escola. O projeto é totalmente gratuito. Para saber mais informações, entre em contato com a unidade escolar onde o aluno está matriculado.