Osasco recebe a 2ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu

Esportes

Por: Giane Vieira
Imagem: Divulgação

Osasco, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Recreação e Lazer, recebeu no Ginásio José Liberatti, em Presidente Altino, entre os dias 3 e 5 de junho, a 2ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu, realizado pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu.

Participaram da disputa aproximadamente 1500 atletas, divididos em categorias do infantil até Master 6, em suas respectivas categorias de peso e faixa.

A 3ª etapa também será em Osasco e está prevista para os dias 06 e 07/08. As inscrições são realizadas pelo site: http://fpjjcompetidor.com.br/

Passaram pelo Ginásio Liberatti cerca de 1.700 pessoas por dia para prestigiar o evento, que arrecadou alimentos, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Osasco.

Entre os atletas, o técnico do vôlei adaptado do município e também atleta de Jiu-Jitsu, Emerson Bel Moreira, representante do Bolsa Atleta, competiu na categoria Master 3/Peso Médio, conquistando medalha de bronze.

No mês de abril o osasquense competiu com cinco atletas pela faixa roxa, consagrando-se vice-campeão.

Segundo o Grão-Mestre Otávio de Almeida Junior e presidente da Federação Paulista de Jiu-Jitsu, o evento foi sensacional, com momentos emocionantes que marcaram essa etapa do circuito, com dois atletas com paralisia, um atleta sem um membro inferior e dois atletas ucranianos refugiados no Brasil, disputando de igual para igual com os demais.

“Um atleta de classe especial (paralisia cerebral) fez questão de participar na categoria regular do campeonato, mostrou um Jiu-Jitsu muito peculiar, dando trabalho para o seu adversário. Duas irmãs gêmeas da classe infantil deram um show em termos de competência e desenvoltura. Já dois irmãos gêmeos da classe adulto fizeram uma final eletrizante arrancando aplausos da torcida e mostrando que o Jiu-Jitsu é esporte e não guerra de vaidades e estrelismos”, ressaltou Almeida Junior.

Um atleta sem uma das pernas sagrou-se campeão da categoria mostrando uma habilidade incrível e uma adaptação única das técnicas para vencer. Esses exemplos de motivação para todos.

“Parabéns a organização e aos atletas participantes, sem dúvida foi um evento bem organizado, com 60 pessoas de staff, mais equipe médica, e foram mais de 1.500 lutas disputadas em várias categorias”, destacou o secretário de Esportes, Rodolfo Rodrigues Cara.