Osasco realiza Dia “D” da vacinação contra gripe, covid-19 e de rotina no sábado, 29/5

Texto: Olga Liotta
Imagem: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, promoverá no sábado, dia 29/5, ampla mobilização de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os dois Centros de Atenção ao Idoso (CAI) estarão abertos, das 8h às 17h, para imunizar contra a gripe (Influenza), covid-19, e também atualizar a carteirinha de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Gestantes e puérperas terão horário de atendimento diferenciado, das 8h às 14h30.

A multivacinação visa atender ao maior número de pessoas possíveis e integra as ações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Essa será uma data única de multivacinação. A partir do dia 31/5, a Prefeitura continuará com o cronograma oficial de imunização e seus respectivos públicos.

Confira quem poderá ser vacinado no sábado, 29/5:

Vacinas de Rotina
Crianças: Hepatite B, Sarampo Caxumba e Rubéola, Febre Amarela, Hepatite A, Rotavírus, Pentavalente, Pneumo 10, Meningite C, Varicela, DTP e Pólio
Adolescentes: HPV, Sarampo Caxumba e Rubéola, Febre Amarela, Dupla Adulto, Hepatite B e Meningite ACWY
Adultos: Hepatite B, Dupla Adulto, Febre Amarela, Sarampo Caxumba e Rubéola
Idosos: Hepatite B, Dupla Adulto

Exigências: apresentar a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de endereço.

Vacina contra a Gripe (Influenza)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos,
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) – SERÃO ATENDIDAS DAS 8H ÀS 14H30,
Idosos 60 anos+,
Profissionais da Saúde 18+ (veja a relação dos que serão atendidos mais abaixo)
Profissionais da Educação 18+

Exigências: Carteirinha de vacinação, documento com foto, comprovante de endereço e, para os profissionais, carteira do Conselho de Classe ou documento que comprove a função

Relação dos trabalhadores da Saúde que podem receber a vacina contra a Gripe:
. Assistentes sociais
. Biólogos
. Biomédicos
. Cuidadores de idosos
. Doulas e parteiras
. Estudantes da área de saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde
. Enfermeiros
. Farmacêuticos
. Fisioterapeutas
. Fonoaudiólogos
. Médicos
. Nutricionistas
. Odontologistas
. Psicólogos
. Profissionais de educação física
. Terapeutas ocupacionais
. Médicos veterinários e seus técnicos e auxiliares
. Trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas

Vacina contra a covid-19
A vacina contra a covid-19 estará disponível para idosos 60 anos+, Gestantes a partir dos 18 anos, com comorbidade – ATENDIMENTO DAS 8H ÀS 14H30, Puérperas a partir dos 18 anos com comorbidades – ATENDIMENTO DAS 8H ÀS 14H30, Pessoas com comorbidades 40 anos+, Síndrome de Down 18+, Portadores de Deficiência Permanente e que recebam BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 40 anos+, Trabalhadores da Educação com 47+ (com QR code do VacinaJá) e Trabalhadores do transporte coletivo a partir dos 18 anos (com QR code do VacinaJá)

Exigências: Documento com foto, comprovante de endereço e receitas para comprovar as comorbidades. Os profissionais da Educação 47+ e do transporte coletivo 18+ devem obrigatoriamente apresentar ainda o QR Code do VacinaJá. Para obter o QR code do VacinaJá é necessário acessar o app ou o portal do governo do Estado https://vacinaja.sp.gov.br/ e seguir os procedimentos.

Importante informar que os profissionais da Saúde que ainda não foram vacinados serão contemplados no próximo calendário que será divulgado em breve pela Prefeitura.

Nessa fase da campanha são atendidas as pessoas com hipertensão que façam uso de três ou mais medicamentos.

Relação das Comorbidades (A relação das comorbidades também pode ser conferida na home em: http://saude.osasco.sp.gov.br/)

Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente (HAR), Hipertensão arterial – estágio 3, Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer), Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves), Obesidade mórbida, Cirrose hepática, Doenças Cardiovasculares, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio da Central 156 (ou 3651-7080)

Posts Recomendados