Também será possível efetuar o agendamento pelo telefone 3652-9065, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h. A primeira campanha ocorrerá nos dias 6 e 7 de junho.

“Serão realizadas 200 castrações por mês de cães e gatos, com idade mínima de 6 meses. Serão dois finais de semana por mês no Hospital Veterinário Público Zona Norte (Avenida Lourenço Belloli, 1480 – Parque Industrial Mazzei)”, explica Fábio Cardoso, diretor do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal Fábio Cardoso.

No dia da castração, o proprietário deverá comparecer ao hospital com os documentos originais, ser maior de 18 anos e de preferência sem acompanhante para evitar aglomerações. O uso de máscara durante a espera no atendimento é obrigatório.

O animal deve estar saudável e em boas condições de higiene. Para agilizar a recuperação, o proprietário deverá levar cobertor, colar elisabetano e/ou roupa cirúrgica. A recomendação é para que o animal esteja em jejum alimentar e hídrico de pelo menos 8 horas, de acordo com o horário agendado para a castração.

A castração é gratuita e os interessados devem comprovar endereço no município de Osasco, através de comprovantes em seu nome, de familiar com o mesmo sobrenome ou contrato de locação. Cada munícipe tem direito a castração de 1 animal por mês.

Os animais – cães e gatos – que forem castrados durante a campanha também receberão microchip. O microchip é seguro, permanente e indolor. Ele permite o resgate de um animal caso ele se perca. Comprova a propriedade em caso de furto ou roubo do animal. Não precisa de manutenção e evita o abandono dos animais, porque os donos podem ser facilmente identificados.

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais sejam abandonados vítimas de maus tratos, também se torna uma questão de saúde pública.
“Com essa campanha vamos oferecer dois serviços aos munícipes: a castração e a microchipagem dos animais. São duas ações importantes para aqueles que têm a posse responsável de pets”, disse o prefeito Rogério Lins.