Osasco gera mais de 7 mil empregos em junho, aponta Caged

Emprego, Trabalho e Renda

Texto: Marco Borba
Imagem: Arquivo Secom

Dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Osasco contratou no mês de junho 7.067 pessoas com carteira assinada. O saldo no mês é positivo em 1.602 vagas (houve 5.465 desligamentos) e aponta que, embora a pandemia do coronavírus tenha afetado a economia do país, aos poucos a cidade vem se recuperando no que diz respeito à geração de emprego e renda. Tendência que vem sendo notada, apesar de algumas oscilações, desde o segundo semestre de 2020.

Em maio, por exemplo, o saldo já havia sido positivo em 1.890 contratações, em abril 2.288, março 2.053, e fevereiro 1.317.

A expectativa é de que nos próximos meses outras dezenas de postos de trabalho venham a ser criadas em razão da chegada de novas empresas, com a inauguração de uma unidade da MercadoCar (loja de autopeças) e a segunda loja do Atacadão, na Vila Yolanda, que deverá gerar cerca de 1.200 novas vagas.

A geração de novos empregos em Osasco resulta de políticas fiscais visando atrair novas empresas e também dos investimentos em infraestrutura, como o recapeamento nos últimos quatro anos das principais vias da cidade (centro e bairros), além da nova iluminação pública com lâmpadas de LED e reforço na segurança, com a contratação de mais guardas municipais, e instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos do município.

Somados, tais fatores contribuem para que as empresas se sintam mais seguras para investir na cidade, que tem a segunda maior economia no Estado e a oitava do País.

No ano passado, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, foram abertas no município 6.627 novas empresas e, em 2021, até 30/04, 2.122. Esses números incluem empresas dos mais variados setores e também os chamados Microempreendedores Individuais (MEIs).

As contratações no município são feitas diretamente pelas empresas ou encaminhamentos das três unidades do Portal do Trabalhador, ligado à Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE).

No ano passado, 1.034 pessoas foram inseridas ou reinseridas no mercado de trabalho em Osasco via Portal do Trabalhador. No total, em 2020, 57.952 pessoas obtiveram registro em carteira de trabalho no município.

Posts Recomendados