Osasco faz palestra motivacional sobre combate ao suicídio

Secretaria Executiva da Infância e Juventude

Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, e a vice Ana Maria Rossi, participaram dia 22/9 de palestra motivacional promovida pela Secretaria Executiva da Infância e Juventude como parte das atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento aconteceu na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (antiga Sala Osasco), no Paço Municipal.

A palestra, direcionada aos servidores municipais, foi ministrada por Douglas Camargo, fundador do Movimento SCJ (Simplesmente Como Jesus) e do projeto “Inspire Alguém Hoje” que é voltado ao público jovem, abordando assuntos como depressão, autolesão, bullying, pensamentos suicidas e drogas.

Com o tema “Sorrir, abraçar, elogiar. Se colocar no lugar do outro. Viver o hoje” foram abordadas ações de valorização à vida e do como o ser humano é insubstituível.

Rogério Lins, três estagiários dos Anjos da Guarda Ambiental e um estagiário da Juventude Cívica de Osasco participaram de uma dinâmica em grupo, na qual cada um trazia consigo sentimentos únicos que, se perdidos, não recuperariam mais. A proposta foi conscientizar os presentes sobre a importância do eu, da vida, do hoje, da busca de ajuda em momentos difíceis.

Além da palestra, a prefeitura elaborou um vídeo institucional para o Setembro Amarelo 2021. Veja aqui

Sobre o suicídio

Considerado um problema grave de saúde pública, o suicídio requer atenção e prevenção. Segundo levantamento divulgado em junho pela Organização Mundial de Saúde (OMS), somente em 2019, 700 mil pessoas morreram por suicídio no mundo, o que representa uma pessoa a cada 100 mortes.

Com a pandemia, os números aumentaram 60%. O índice de mortes é maior entre jovens de 15 e 29 anos, onde o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. O estudo indica ainda que mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária, homicídio e câncer de mama. Os motivos que levam alguém a cometer o suicídio são os mais diversos, mas os mais comuns são transtornos mentais e psicóticos, depressão, abuso de drogas e o alcoolismo, esquizofrenia, fim de um relacionamento, entre outros.

Atendimento

A atenção à saúde mental, a identificação e avaliação de razões que podem levar alguém ao suicídio feitas com cautela e precocemente podem evitar um suicídio. O atendimento e prevenção ao suicídio é o melhor caminho. Saiba onde procurar ajuda:

CVV (Centro de Valorização da Vida)

Ligue: 188 (gratuito) 24h/dia, de qualquer linha telefônica fixa ou celular

Pronto-Socorro Pestana

Casos de emergência

Avenida General Pedro Pinho, 1250 – Pestana

CAPS Adulto

Atendimento a pessoas com mais de 18 anos em sofrimento psíquico intenso.

Horário: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

Endereço: Sport Club Corinthians Paulista, 191 – Km 18

Contatos: 3682-7274/3681-9254

E-mail: capsfeliciogaspar.ss@osasco.sp.gov.br