Osasco é membro do comitê gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos

Banco de Alimentos, Gabinete do Prefeito

Texto: Olga Liotta
Imagens: Jonathan Augusto

O Banco Municipal de Alimentos, do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional,  da Prefeitura de Osasco, faz parte do Comitê Gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, do Ministério da Cidadania, na gestão 2022-2026, conforme descrito na Portaria MC nº 48, de 6 de abril de 2022.

Osasco participou do Edital de Chamamento Público MC nº 1, de 12 de novembro de 2021, e foi selecionada para compor o Comitê Gestor, composto por 10 representantes, sendo:

I – Ministério da Cidadania

II) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

III) Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

IV) Serviço Social do Comércio (SESC)

V) Banco de Alimentos ICEASAMINAS

VI) Banco de Alimentos ONG Banco de Alimentos

VII) Banco de Alimentos Centro Social Arca de Noé

VIII) Banco de Alimentos Lourdes Peduti Soares Batista de Botucatu/SP

IX) Banco de Alimentos de Osasco

X) Banco de Alimentos da CEASA de São Luís/MA

Foram analisados diversos critérios, entre eles: proposta de participação, documentação e trabalho no combate ao desperdício de alimentos. Osasco se destacou em boas práticas e ações voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas pela equipe do Banco de Alimentos Municipal.

Na parte de Osasco, é membro titular o diretor da unidade, João Paulo Pucciarello Perez, e suplente, a nutricionista e mestre em Nutrição e Saúde Pública, Mônica Yamada, responsável técnico do Banco de Alimentos.

“integrar o comitê nacional e representar Osasco demonstra o quanto a cidade tornou-se referência no combate à fome e desnutrição e no combate ao desperdício de alimentos. Uma oportunidade de levar as principais práticas ao governo federal, a fim de fortalecer as nossas políticas públicas, trocando experiências com outros bancos de alimentos e municípios do país e com instituições reconhecidas nacionalmente como a Embrapa, Conab e SESC, que também fazem parte do conselho. Vamos lutar pelo combate à fome e pelo fortalecimento do Banco de Alimentos”, destacou João Perez.