Osasco contará com uso tecnológico de iPads nas escolas

  Educação

Texto: Kelly Cerqueira
Imagem: Marcelo Deck

A pandemia evidenciou a necessidade de transformação digital e a adoção de novas práticas mediadas pela tecnologia no ambiente escolar. Ciente dessa nova realidade, por meio de parceria com a Planneta Educação a Secretaria Municipal de Educação de Osasco implementou o uso de iPads que serão utilizados nos programas “Informática na Escola” e “Mais tempo na Escola”.

Assim que as aulas presenciais retornarem, os alunos poderão dar asas à criatividade com o uso de dispositivos educacionais como Geogebra, Tinkers, CodeSpark, Swift e Lightbot.

Inicialmente são 73 escolas de educação infantil contempladas pelo projeto, além de 11 unidades do ensino fundamental e três escolas em tempo integral.
Cada unidade contará com 30 iPads da Apple, além de carrinhos carregadores especializados para que os dispositivos sejam utilizados individualmente, potencializando ainda mais a aprendizagem de cada estudante.

Nos equipamentos estarão disponíveis aplicativos educacionais para apoiar as atividades e projetos desenvolvidos com os alunos, pautados no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, os estudantes poderão explorar e ampliar sua criatividade e aprender de forma lúdica por meio da programação.

Além dos aplicativos, os equipamentos contam com o sistema operacional iPadOS, que apresenta diversos recursos de acessibilidade que auxiliarão na inclusão de todos os educandos.

O secretário de educação, José Toste Borges, explicou que na educação infantil a exploração dos aplicativos apoiará o trabalho de integração da tecnologia aos conteúdos “trabalhados pelos professores, por meio do contato com recursos de programação, arte e fotografia, promovendo um aprendizado ainda mais lúdico”.

Posts Recomendados
Pular para o conteúdo