Osasco avança em modernização do sistema de iluminação pública

  Serviços e Obras

Texto: Marco Borba 
Imagens: Marcelo Deck

 

O programa Cidade Iluminada segue com a instalação de novas luminárias LED em diversos bairros da cidade, entre eles Novo Osasco, Padroeira, Veloso, Munhoz Jr., Jardim Roberto, Vila Menck, Jardim Mutinga, Presidente Altino e Jardim Veloso.

A ação prevê a implantação em vias públicas de 24.850 luminárias LED em substituição às atuais (multivapor) e outras 2.500 luminárias decorativas em praças, parques e áreas externas de prédios municipais.

Do total previsto em contrato, já foram instaladas 22.880 luminárias em vias públicas da cidade (falta instalar outras 1.970) e outras 1.009 decorativas em praças parques e áreas externas de prédios públicos (nesses locais faltam instalar outras 1.491).

Até o momento, cerca de 87% do contrato encontra-se executado e, ao final da implantação de 100% do programa, aproximadamente 90% do parque de iluminação do município estará com luminárias LED instaladas.

O programa visa atender exigências fundamentais do usuário, como a redução de acidentes noturnos e mais facilidade no fluxo do tráfego, além da economia de recursos, já que esse modelo reduz em até 30% o consumo de energia.

O custo de manutenção também é menor, porque as lâmpadas LED têm vida útil maior, o que evita trocas constantes.

A substituição das luminárias foi iniciada em 2018. Antes desse período, a cidade contava com apenas 4.300 luminárias LED, ou seja, 12% do total de instalações.

O novo sistema de iluminação torna o ambiente mais iluminado e confortável para frequentadores de parques e praças e oferece melhor visibilidade a motoristas e pedestres.

Sustentabilidade

Outro benefício em relação às luminárias convencionais é que as lâmpadas de LED não possuem materiais danosos ao meio ambiente. O número de luminárias que serão descartadas será infinitamente menor, já que sua duração é muito superior às convencionais.

Últimas postagens
Pular para o conteúdo